Aquidauana (MS) – Na última sexta-feira (26), aconteceu em Aquidauana o 3° Simulado de Acidente Automobilístico com Múltiplas Vítimas com a participação do 1° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente.
O simulado faz parte das atividades da campanha do “Maio Amarelo” com o objetivo principal de promover a educação no trânsito e sensibilizar a população para adoção de uma cultura de prevenção, além de demonstrar como é a atuação dos diversos órgãos que atuam em um acidente automobilístico.
O cenário montado na rotatória da avenida Pantaneta teve princípio de incêndio, veículos tombados, vítima presa às ferragens, dilaceradas e um óbito.
Foi demonstrado, na prática, como funciona a triagem por meio do método start, que utiliza as cores verde, amarela, vermelha e preta para classificar as vítimas conforme a gravidade, priorizando as mais graves e objetivando salvar o maior número possível de vítimas.
O 1° SGBM/Ind. atuou no combate ao incêndio, no desencarceramento da vítima presa às ferragens, rebatendo o teto do veículo e permitindo que a vítima fosse retirada com segurança pela equipe de resgate. Atuou também na triagem, imobilização e transporte das demais vítimas do acidente para unidade hospitalar.
Um grande público prestigiou a simulação, que teve a participação de diversos órgãos, como: SAMU, Polícias Militar e Civil, DEMUTRAN, Perícia Técnica, Exército Brasileiro, Detran, Secretarias de Saúde e Assistência Social, projeto social Bombeiros do Amanhã, entre outros.
“Este simulado foi muito interessante, quem veio prestigiar pôde ver de perto quais são os órgãos e como funciona a atuação de cada um deles em um acidente com múltiplas vítimas. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram”, destacou o Comandante do 1° SGBM/Ind., Capitão Alex Fernandes.
Crédito imagens: Agecom/Aquidauana-MS.
CRÉDITO: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MS