Diante da pandemia do Coronavírus que afeta o mundo, o Governo adiou em dois meses o prazo para a declaração do imposto de Renda de pessoa física, mas no Brasil já foram 9,6 milhões declarações feitas. No Mato Grosso do Sul foram 134,470 mil declarações feitas.
A Receita informa que declarar mais cedo ainda é uma vantagem. De acordo com as regras, quem entrega a declaração mais cedo tem mais chances de receber a restituição antes. O prazo das restituições também deve ser alterado, já que estava previsto para dia 29 de maio, mas terá que mudar porque ainda estará dentro do prazo de entrega.
Neste ano, o contribuinte tem alternativas para fazer a Declaração: por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD) IRPF 2019, disponível no site da Receita Federal; e pelo aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’, disponível para tablets e smartphones.
Quem não cumprir, fica sujeito à multa e a restrições no CPF (Cadastro de Pessoa Física), o que pode dificultar a compra e a venda de imóveis, o requerimento de passaporte e até o ingresso em universidades.