sábado, 23/09/2023

ALEMS celebra Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas de guavira

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por iniciativa do deputado Renato Câmara (MDB), fez a entrega e plantio de mudas de guavira na manhã desta segunda-feira (5), em comemoração à Semana Estadual do Meio Ambiente, instituída pela Lei 4.041 de 2011.

“A distribuição das plantas é uma ação de conscientização sobre a necessidade de preservação e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Escolhemos a guavira, pois faz parte da memória afetiva do sul-mato-grossense”, destacou Câmara, que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e autor da Lei 5.082 de 2017, que declarou a guavira como fruto símbolo do Estado.

Os deputados Pedro Kemp (PT), Mara Caseiro (PSDB) e Junior Mochi (MDB) participaram do plantio na área verde da Assembleia Legislativa. “É um momento de reflexão de como estamos cuidando da casa comum, o meio ambiente. A preservação e o desenvolvimento sustentável devem estar em todos os projetos e políticas públicas, para garantir que as futuras gerações também possam ter o direito de usufruir da maior riqueza que temos. Ainda devemos lutar pela preservação das populações tradicionais, povos ribeirinhos e comunidade indígena, que são os guardiões da floresta”, afirmou Kemp.

Em Dourados, também estão sendo realizadas entregas de mudas de tamarindo, ameixa, pitanga, araraquara, manga e ipê amarelo. A ação ocorre entre as avenidas Presidente Vargas e Marcelino Pires. As plantas foram doadas pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Diminuição das emissões de poluentes

A proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são pautas presentes na ALEMS. Na gestão do atual presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), a defesa do uso de fontes de energia com menor grau de agressão ao ecossistema, sendo uma delas, o Gás Natural, ganhou força.

Gerson Claro tem dialogado com o Governo do Estado a implantação de tecnologias veiculares e de equipamentos que privilegiem o meio ambiente e impactem a vida financeira dos cidadãos. E, recentemente, foi lançado o Programa Estadual de Incentivo à Conversão de Veículos, com motores a álcool e gasolina para utilização do Gás Natural Veicular (GNV) – leia aqui.

“A isenção de impostos e o incentivo à conversão demonstram que não são apenas intenção do governo e sim, de fato, uma decisão política para que se utilizem veículos com menos poluentes nas cidades sul-mato-grossenses”, destacou.

O diálogo com o Executivo continua. Gerson está fazendo gestão para que o Estado, nos subsídios e incentivos concedidos aos municípios para transporte urbano, tenha como contrapartida a implementação de frotas movidas a gás natural. Veja aqui a íntegra do documento.

“O ônibus movido a gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás pode emitir até 20% menos CO2 [dióxido de carbono]. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A diminuição de óxidos de nitrogênio é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e de perda de produtividade causada por esses poluentes”, explicou o presidente.

Conforme o deputado, a proposta também irá reduzir o custo operacional das frotas municipais de ônibus, uma vez que o diesel é um combustível mais caro.  “É importante lembrar ainda que o gasoduto atravessa o Estado, permitindo o acesso ao gás natural de qualidade, em abundância e de baixo valor, de modo que o insumo com menor potencial poluente se revela acessível e atrativo para redução de custos aliada à redução da emissão de poluentes. A população se beneficia com a redução de passagens e utiliza da tecnologia para obter resultado da sustentabilidade”.

ALEMS Sustentável

A ALEMS tem uma página multimídia, que reúne as ações parlamentares e diversos materiais relacionados ao meio ambiente – acesse clicando aqui. Organizada pela Comunicação Institucional da Casa de Leis, a página ALEMS Sustentável agrega as leis aprovadas pelo Parlamento ao longo das Legislaturas, informações sobre as frentes parlamentares e comissões atuantes em causas relacionadas ao tema e traz, ainda, manuais sobre compostagens, horta doméstica, captação de água da chuva, separação de resíduos e diversas dicas ambientais.

O material possui depoimentos de especialistas sobre a importância dos cuidados com a fauna, a flora, a água, o solo e o ar, além da conscientização ambiental. Para tanto, são mencionados dados sobre a degradação do meio ambiente, reforçando a necessidade de mudanças de atitudes e incentivo às políticas públicas, papel desempenhado também pelo Legislativo Estadual.

Produzida pela Gerência de Site e Mídias Sociais da ALEMS, a página engloba também as reformas estruturantes feitas pelo Parlamento que impactam no futuro sustentável e as reportagens veiculadas pelo Site Oficial (www.al.ms.gov.br), TV Assembleia e Rádio Assembleia sobre o tema meio ambiente.

A galeria de imagens intitulada “MS, Mais que Bonito”, com fotos de servidores e fotógrafos profissionais, traz as belezas do Estado que reúne lugares premiados pelo turismo sustentável mundial e o nosso insubstituível Pantanal.

Acesse tudo isso e veja mais materiais especiais clicando aqui.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Com a presença de três ministros e sem Lula, Governo Federal lança PAC na Capital

O Governo Federal lança, nesta quinta-feira, em Campo Grande, o Novo PAC, com previsão de investimento de mais de R$ 44 bilhões em Mato...

Camila confia em determinação nacional para não disputar prévias no PT

A deputada federal Camila Jara (PT) aposta em determinação do diretório nacional para evitar prévias na escolha da candidata do partido em Campo Grande. Na...

Evento capacita 26 Procons para uso de sistema nacional em MS e MT

Mato Grosso do Sul sedia, de 20 a 22 de setembro, curso de defesa do consumidor e de capacitação no Sistema ProConsumidor, em Campo...

DOURADOS: Juscelino Cabral solicita reforma e limpeza de cemitério

 O vereador Juscelino Cabral (PSDB) solicitou serviços de reforma da capela, pintura e limpeza em toda a área do Cemitério Santo Antônio de Pádua...