quinta-feira, 25/07/2024

Campo Grande tem fila de 17,1 mil pacientes aguardando cirurgias, aponta deputado Pedrossian Neto

Atualmente, 54.185 pessoas em Campo Grande aguardam consultas e exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde), segundo dados do SISREG (Sistema de Regulação), apresentados pelo deputado Pedrossian Neto durante a sessão desta terça-feira (11). Quanto às cirurgias, são 17.149 esperando por procedimentos diversos.

Pedrossian Neto já tinha apresentado dados de saúde durante audiência pública em novembro 2023 e, agora, a atualização mostra piora em alguns itens. Por exemplo, o tempo de espera saltou de 54 meses, verificado em julho passado, para 116 meses em abril deste ano.

“A fila da vergonha tem assolado muitos munícipios, sobretudo na macrorregião de Campo Grande. Os dados do Sistema de Regulação revelam a deterioração sensível da saúde. Infelizmente, a atualização dos números mostra o colapso da saúde e a falência do Sistema de Regulação. Temos de fazer uma mudança na cultura, adotar transparência como instrumento de controle social”, afirmou.

Outro dado alarmante é que, em algumas especialidades, não há vaga. São as cirurgias de cabeça/pescoço, ortopédica de ombros, tornozelo, endocrinologia para pacientes diabéticos, entre outros.

Pela demora e falta de vagas, em alguns casos, outro problema gerado é a judicialização por parte de pacientes, em busca de seus tratamentos.

Como uma das formas de melhorar o cenário, o parlamentar também defendeu o Projeto de Lei nº 8/2024, prevendo a criação de um Portal da Transparência, para que as pessoas possam acompanhar o andamento da fila e sua situação nela. “Só vamos ter avanço (e acabar com a judicialização), quando tivermos andamento na fila. Quando o direito do cidadão for cumprido, confirma que a política pública está sendo construída”, defende.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Julho das Pretas: palestra aborda enfrentamento ao racismo nas relações de consumo

Diretrizes para o enfrentamento ao racismo nas relações de consumo serão tema, na próxima quarta-feira (24), de palestra no auditório do Procon/MS (Secretaria Executiva...

Governo de MS homologa licitações para obras de infraestrutura em Eldorado, Pedro Gomes e Fátima do Sul

O compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com as ações municipalistas que atendem às necessidades das cidades sul-mato-grossenses para promover o desenvolvimento...

Férias na Biblioteca proporcionou atividades diferentes para a criançada durante as férias

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, recebeu a criançada na tarde deste sábado...

HRMS inicia projeto de capacitação a distância com foco na saúde da criança em MS

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), por meio de sua Diretoria de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional (DEPQI), deu início às...