quinta-feira, 25/07/2024

Colóquio Conexão Inclusiva discute empregabilidade para pessoas com deficiência

A Cidadania, junto à Semadesc, realiza o primeiro colóquio “Conexão Inclusiva” para discutir a empregabilidade de pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul. O evento será no dia 4 de julho, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Com o objetivo de conscientizar, sensibilizar e orientar sobre a importância da inclusão e de combater o capacitismo, o colóquio é aberto a todas as pessoas com deficiência, gestores e empresários, além de instituições que trabalham a pauta.

A programação inclui discussão sobre a diversidade no ambiente de trabalho e a relevância da acessibilidade para acolher e promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência no mercado, além do esclarecimento das legislações trabalhistas relacionadas ao recebimento de benefícios, para maior compreensão aos direitos e deveres trabalhistas.

Empregabilidade para PCD

Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, durante pré-agenda de colóquio que vai discutir a empregabilidade. (Foto: Paula Maciulevicius)

No último dia 18 de junho, a Secretaria de Estado da Cidadania realizou o primeiro encontro, aberto ao público, acerca do projeto “Empregabilidade PCD” que envolve a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Semadesc, Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho e Funtrab.

Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, explica que o Governo do Estado trouxe, desde 2023, a preocupação com a empregabilidade das pessoas com deficiência. 

“Sabemos que, historicamente, as organizações da sociedade civil desenvolvem um grande trabalho de empregabilidade. Porém, com muita dificuldade. Nós também sabemos que as pessoas com deficiência têm a necessidade do seu direito de trabalhar, que é o que traz dignidade para o ser humano. Então, nós vamos realizar uma série de ações. Hoje, somos um projeto, amanhã seremos um programa, e muito em breve, um serviço que vai atender toda a população do estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou Telma.

Estendendo o convite para o colóquio, a subsecretária chamou a atenção principalmente da sociedade civil que precisa participar da construção.

“Nós convidamos aqui pessoas, profissionais, instituições de referência, para estarem lado a lado conosco, para que nós juntos possamos caminhar buscando as pessoas com deficiência. Onde elas estão? O que elas precisam? E o que as empresas têm para oferecer?” resume Telma.

Coordenador da Secretaria-Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, enfatizou que a pasta tem trabalhado para qualificar profissionais, incluindo as pessoas com deficiência.

“Nosso primeiro ponto é entender por que as pessoas com deficiência não estão disponíveis para serem empregadas? Essa resposta nós vamos tentar construir junto de vocês. Para que as políticas públicas sejam feitas e definidas para trazer essas pessoas para o mercado de trabalho”, resume Esaú.

Psicólogo, Adriano compartilhou a experiência de ser um profissional com diagnóstico de autismo. (Foto: Paula Maciulevicius)

O colóquio dará a oportunidade de pessoas como o psicólogo Alexander dos Santos, de 28 anos, compartilhar sua história e trazer propostas. Diagnosticado tardiamente como autista, o rapaz conta que percebe uma falta de iniciativa nas empresas.

“Além de uma mudança da percepção que elas têm das pessoas com deficiência, porque infelizmente, na cultura organizacional da instituição, muitas vezes acabam sendo reproduzidos preconceitos, e focam na deficiência e não nas habilidades e competências que cada pessoa tem”. 

Colóquio 

O Colóquio “Conexão Inclusiva: Empregabilidade para Pessoas com Deficiência” será realizado no auditório do Bioparque Pantanal, no dia 4 de julho, a partir das 13h. 

Para se inscrever, clique aqui.

Programação

13h  às 13h30 – credenciamento
13h30 às 13h35 –  abertura e fala de autoridades
14h15 às 14h45h  –  Palestra magna: Direito das Pessoas com Deficiência ao Trabalho: uma realidade mundial com a Dra. Jeruza Ferreira  
14h45 às 15h30    –    1ª Mesa – A garantia do direito das pessoas com deficiência de acesso ao trabalho – mediação: Telma Nantes de Matos com participação dos órgãos: CONSEP/MS – Dra. Tânia Cunha – (Legislações do direito das pessoas com deficiência de acesso ao trabalho); Delegacia Regional do Trabalho – Dr. Paulo Douglas Almeida de Moraes (O direito de trabalho, a lei de cotas e a realidade atual); Ministério Público Estadual do Trabalho – Dra. Cândice Gabriela Arosio  (O papel do MPT para transformação do cenário atual).

15h35 a 16h30   –  2ª  Mesa –  A realidade e a perspectiva da empregabilidade das Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso do Sul    –  também mediado pela subsecretária Telma Nantes de Matos, com participação: APAE – Anilce Coordenadora de trabalho da Feapaes – Ivinhema; Organização Nacional de Cegos – ONCB – PROGRAMA ÁGORA; Santa Casa –  Apresentação programa empregabilidade –  Jari Castro e ATVO – Associação de Cana de açúcar – Rio Brilhante.

Por fim, a subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, vai apresentar o questionário de pesquisa que vai traçar o perfil das pessoas com deficiência para que todos possam contribuir trazendo as demandas.

Para se inscrever, clique aqui.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Justiça proíbe que prefeito de MS use eventos públicos para autopromoção

Sob pena de multa de R$ 20 mil, Justiça proíbe que prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro Barros Donato (PSDB), não utilize eventos custeados com...

Concerto do Catedral Erudita encanta público com canções medievais, modernas e árias de óperas

A noite desta quinta-feira (18) foi de pura beleza no Teatro Aracy Balabanian, no CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo), em Campo Grande. Com...

Mais de 600 crianças foram atendidas no primeiro ano de parceria entre Sistema Famasul e AACC/MS

Desde 2017, o Senar/MS leva atendimento médico gratuito à população rural através do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural. O objetivo é...

Senador Nelsinho Trad conquista inclusão de ioga nas Escolas Públicas de MS

Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira, processo de seleção de professores que vão dar aulas a partir de agosto; atividade contribuiu para melhorias nos...