quarta-feira, 31/05/2023

Controle sanitário na Ceasa reforça prevenção ao coronavírus e dá segurança aos usuários

Fiscais da Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) já estão realizando o controle sanitário na entrada de caminhões e demais veículos que chegam diariamente na Ceasa/MS (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) carregados de alimentos. A Ceasa é vinculada à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Fiscais da Iagro em ação na Ceasa

Desde segunda-feira (30), no período das 24h às 4h da manhã, os servidores da Iagro fazem a abordagem dos motoristas e a desinfecção externa dos caminhões que chegam ao local vindos do interior de Mato Grosso do Sul e de outros Estados, principalmente de SP, MG e PR. Tudo, para prevenir a propagação da Covid-19 e garantir a saúde das pessoas que circulam pela Ceasa.

A Iagro informou que no período de 31 de março a 1º de abril foram desinfectados 23 caminhões com cargas de produtos vegetais, oriundos de outros estados, totalizando 157 toneladas inspecionadas. Dos produtos vegetais destacam-se frutíferas: banana, citros e uva.

“Esse trabalho da Iagro na Ceasa, aliado às medidas de prevenção ao coronavírus que já adotamos no local, permite um ambiente mais adequado, tanto para os trabalhadores, quanto para a população que circula diariamente pelo local. Na Ceasa, os funcionários estão devidamente orientados sobre as medidas de prevenção e já incluíram em sua rotina de trabalho o uso do alcool 70% na limpeza de objetos e demais ambientes. Da mesma forma, os permissionários foram orientados a disponibilizar álcool gel em seus boxes, para uso dos consumidores”, informa Rogério Beretta, superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, da Semagro.

Kit de higienização entregue pela Ceasa aos motoristas

De acordo com Daniel Mamede, coordenador da Ceasa, desde a semana passada a Central tem distribuído kits aos motoristas dos caminhões, composto por flanela, garrafa de 300 ml de álcool 70% e um folheto elaborado pelo Governo do Estado com orientações de prevenção ao novo coronavírus. “No sábado e domingo, fizemos a higienização do pátio e outros ambientes da Ceasa. Utilizamos uma solução de hipoclorito para fazer a desinfecção e em seguida lavamos com um caminhão-pipa cedido pela prefeitura”, informou.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro, reforça que as medidas implementadas na Ceasa “são articuladas pelo Comitê de Gestão e Monitoramento das Ações de mitigação dos efeitos do coronavírus, coordenado pela Semagro. Tomamos as medidas necessárias de segurança alimentar na Central, a fim de garantir que a população tenha alimento de qualidade em sua mesa e que não tenhamos problemas com abastecimento”.

A Ceasa/MS recebe em média 120 caminhões por dia, entre fornecedores vindos de outros estados e distribuidores. São 47 permissionários distribuídos em 66 empresas. Desde a semana passada, as negociações com fornecedores estão sendo feitas on-line ou por telefone. Os contatos pessoais e cotações diárias estão disponíveis no site www.ceasams.ms.gov.br.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PM prende homem com Mandado de Prisão

Ponta Porã (MS) – Uma Equipe Policial Militar de Ponta Porã realizava patrulhamento ostensivo preventivo na região sul, quando por volta das 17h foi...

Arcabouço deixa claro que risco de inflação sair do controle não existe mais, diz Campos Neto

O arcabouço fiscal tem um grande poder de influenciar a expectativa de inflação futura ao eliminar o risco de um descontrole dos preços no...