Em decreto assinado ontem, havia a determinação da obrigatoriedade do uso de mascara a partir da próxima segunda-feira (20), mas o decreto deverá ser reeditado, isso porque a a distribuidora de mascara não conseguiu fazer a entrega de 1,3 milhão do equipamento de proteção comprado pelo executivo.
O prefeito explicou que a empresa não deu previsão de entrega e o material está em falta no mundo todo, porém quando a prefeitua receber será feita a distribuição para a população carente e então reeditará o decreto.
Apesar da Organização OMS autorizar o uso de máscaras confeccionadas em casa, o prefeito disse que prefere distribuir algumas para incentivar a população a se cuidar.Continua depois da publicidade
O uso da máscara seria obrigatório para quem estiver no transporte coletivo, shopping, camelódromo, mercadão e também aqueles que fizerem uso de táxi e nas viagens por aplicativos de carona.
O decreto determina que os estabelecimentos comerciais terão de barrar qualquer pessoa que esteja sem máscara, sob pena de serem penalizados com medidas administrativas (que vão de advertência, multa a até cassação do alvará de funcionamento).