quinta-feira, 25/07/2024

Em Chapadão do Sul, diretores do Detran-MS palestram sobre sinalização, educação e fiscalização de trânsito

As diretorias de Engenharia, Fiscalização, e Educação para o Trânsito representaram o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em audiência pública realizada em Chapadão do Sul. O evento organizado pela Câmara Municipal promoveu um amplo debate sobre questões relacionadas ao tráfego urbano, de modo a identificar problemas, apresentar propostas e alinhar soluções que contribuam para a segurança e fluidez do trânsito no município. 

Diretores do Detran-MS

A diretora de Engenharia, Maria Moura falou sobre a sinalização viária e de como ela é fundamental para organização e segurança do tráfego, seja em vias urbanas ou rodovias.

“A sinalização em espaços públicos desempenha um papel crucial. Fornece informações essenciais não só de orientação para pedestres e condutores, como também diretrizes de segurança vitais para a proteção de todos aqueles que utilizam a via. Uma sinalização de trânsito eficaz é fundamental. Não só como elemento de segurança viária, mas também traz um impacto direto na qualidade de vida e sustentabilidade desses municípios. Investir nessa sinalização é primordial, porque torna a cidade mais segura, os locais mais acessíveis, traz mais sustentabilidade e torna o município mais inclusivo”, destacou. 

Já a diretora de Educação para o Trânsito, Andrea Moringo, destacou o potencial das campanhas educativas realizadas para todas as faixas etárias.

“A educação contribui para um trânsito mais seguro incentivando um trabalho integrado entre todos os envolvidos com o tema. Capacitando os facilitadores para que a educação para o trânsito chegue de forma maciça a toda população, para que haja um olhar mais atento à mobilidade de todas as pessoas no trânsito. Informando, sensibilizando e principalmente, levando informações relevantes”. 

O gerente Especial de Patrulhamento e Segurança Viária, Ruben Ajala, abordou a Legislação de Trânsito e as competências da fiscalização. “A fiscalização de trânsito contribui para a garantia da mobilidade e fluidez do trânsito nos municípios e também garante a segurança das pessoas e de seus patrimônios nas vias públicas”. 

A presença dos diretores foi destaque da audiência, pois as palestras ministradas contribuíram para o enriquecimento das discussões e colaboraram para a construção de alternativas eficazes voltadas à melhoria do sistema viário local. Na proposição da audiência os vereadores enfatizaram que o trânsito é uma questão que impacta diretamente a vida de todos os cidadãos e que a busca por melhorias deve ser constante. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Início de operação da fábrica de Ribas do Rio Pardo é vitória para concretizar MS como o Vale da Celulose

A Suzano iniciou no domingo (21), às 20h15 (horário de Mato Grosso do Sul), as operações da maior linha única de produção de celulose...

MS Ativo promove capacitações estratégicas para fortalecer a cooperação entre Estado e municípios.

O programa MS Ativo Municipalismo, do Governo de Mato Grosso do Sul, inicia na próxima sexta-feira (26) as capacitações estratégicas voltadas para gestores e...

Detento é encontrado morto dentro do xadrez do presídio de Ponta Porã.

Gabriel Henrique Vieira (20) foi encontrado morto dentro dentro da cela IV no solário B, galeria III do presídio de Ponta Porã. O presidiário...

Em 3 semanas de obras, Águas Guariroba conclui 50% da implantação da rede de esgoto no Polo Empresarial Oeste

Três semanas após o início das obras no Polo Empresarial Oeste de Campo Grande, a implantação da rede de esgoto na região já ultrapassou...