domingo, 14/07/2024

Empossados novos membros do Conselho Estadual de Assistência Social para o biênio 2024/2026

Os novos membros do Ceas/MS (Conselho Estadual de Assistência Social) para o biênio 2024/2026 tomaram posse nesta terça-feira (28) durante cerimônia realizada na Escola do SUAS/MS Mariluce Bittar. Com esse ato, agora os 24 membros escolhem a presidência na próxima reunião prevista para junho.

A secretária executiva de Assistência Social da Sead, Taciana Silvestrini, reforçou o papel do Ceas/MS no desenvolvimento da política pública em Mato Grosso do Sul, enfatizando a atuação junto a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). “Durante 18 anos acompanhei os conselhos municipais de assistência social. É um exercício constante. Mato Grosso do Sul tem uma história muito rica dentro da política da assistência social, sendo referência para vários estados. Quero reforçar e colocar toda nossa equipe a disposição do Ceas/MS para que esse período seja de muito êxito”.

O deputado estadual, Lídio Lopes, representante da Frente Estadual em Defesa da Assistência Social na Assembleia Legislativa também participou da mesa de abertura da posse. O parlamentar lembrou da luta constante em prol da assistência e reforçou que a política vem crescendo com pessoas procurando ainda mais capacitação. “Eu sempre ouvia falar em assistencialismo e quando cheguei ao meu mandato comecei a ver a boa prática da assistência social e o comprometimento dos profissionais”.

Ao todo são 24 representantes governamentais e da sociedade civil integrantes do conselho. A representação da sociedade civil se dá por meio dos segmentos das organizações e entidades de assistência social, organizações dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e organizações e representantes de usuários.

Também compuseram a mesa de posse a técnica da Sead, Marcia Teresinha Ratti, representando os trabalhadores; José Humberto Silva, coordenador do Fórum Estadual dos Usuários de Assistência Social e Maria Auxiliadora Capillé, coordenadora do Fórum Estadual de Assistência Social.

Ceas/MS

O Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MS) é um órgão de instância colegiada de caráter permanente e deliberativo, com representação paritária entre governo e sociedade civil, responsável pelo controle social da política de assistência social de Mato Grosso do Sul.

Ao CEAS compete aprovar a Política Estadual de Assistência Social; avaliar e fiscalizar os serviços de Assistência Social prestados pelos órgãos governamentais e não governamentais do estado, especialmente as condições de acesso da população a esses serviços; indicar as medidas pertinentes à correção de exclusões constatadas; propor modificações na estrutura do Sistema Estadual que visem à promoção, proteção e defesa dos direitos dos usuários da Assistência Social, entre outras competências.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

AQUIDAUANA: Laboratório municipal de ganhará reforma e ampliação.

A Prefeitura de Aquidauana vai iniciar nesse mês de julho a reforma e ampliação do Laboratório Municipal Fernando Luiz Alves Ribeiro, que leva o...

PRD terá Prof. André Luis como pré-candidato a prefeito de Campo Grande

O Partido Republicano Democrático (PRD) anunciou oficialmente o Prof. André Luis como seu pré-candidato a prefeito de Campo Grande. Com uma trajetória marcada por...

Piloto de Moto morre após ser atropelado por caminhão no Pioneiros

O Piloto de Moto Roberto da Silva dos Santos (20) morreu após ser atropelado por caminhão no cruzamento da Avenida Senador Filinto Müller com...

Ação da Agepen une acompanhamento médico e atenção nutricional a internos diabéticos

Em unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, políticas de saúde prisional são uma das prioridades da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema...