sábado, 20/07/2024

Encontro de Procons: especialista defende tratamento digno a superendividados

“Todas as pessoas podem sair do superendividamento, desde que tratadas com dignidade”. O lembrete é da coordenadora do Programa de Serviços Financeiros do IDEC (Instituto de Defesa de Consumidores), Ione Amorim, primeira palestrante do Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do Sul realizado de 27 a 29 de maio na cidade de Rio Brilhante, a 162 quilômetros de Campo Grande.

Ione ressaltou aos participantes que antes de culpar o consumidor é preciso repensar como se concede crédito no país e investir na educação financeira. Ela cita que as pessoas muitas vezes não entendem como dívida os descontos do crédito consignado na folha de pagamento, mas a cobrança do cartão de crédito sim. Ou seja, mesmo que para renegociar seus débitos elas têm que ser preparadas para isso.

Pontos de atenção foram considerados no debate como a criação de equipes multidisciplinares nos Procons a fim de se diagnosticar a situação, sistematizar dados, cálculos e cenários em que a renegociação não comprometa a renda ou torne-se uma nova fonte de endividamento.

Apurados pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), dados de março da Peic (Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) têm apontado que 64,2% das famílias sul-mato-grossenses se encontram endividadas. Ao menos 28,8% delas relataram ter contas em atraso e 9,7% afirmam não ter condições de pagá-las.

Encontro

Com novo formato, onde se amplia o debate entre os participantes após as palestras, o Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do Sul aborda em sua 23ª edição temas como serviços financeiros e o sistema elétrico.

O evento é promovido pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Prefeitura de Rio Brilhante, com organização conjunta do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e Procon Rio Brilhante.

“Temos nesse novo modelo mais participação dos gestores locais em busca de soluções viáveis aos desafios enfrentados em seus Procons e isso nos oferta importantes bases na formatação de uma futura política estadual de defesa dos consumidores robusta e qualitativa”, destaca o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

As Dez Mais

Segunda, 15 de julho de 2024. Hoje é o dia nacional do pecuarista. Este programa será ouvido por gente que sabe que: “A vida que realmente vale...

Sérgio Murilo se junta ao PDT de Mato Grosso do Sul para impulsionar a reconstrução do partido

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Mato Grosso do Sul anuncia com grande entusiasmo a filiação de Sérgio Murilo, uma figura de destaque no...

Agindo em dupla, mulheres furtam R$ 1,8 mil em relógios em loja de shopping em Campo Grande.

Duas mulheres foram flagradas furtando relógios em uma loja de um shopping em Campo Grande. As imagens foram postadas nas redes sociais. Nas imagens registradas...

Zé Teixeira reivindica segurança para rodovia em Itaquiraí

O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, solicitou medidas de segurança para evitar acidentes na MS-488, no município de Itaquiraí. Na...