domingo, 14/07/2024

Escolagov: semana começa com novas turmas em cursos de oratória e informática para os servidores

A Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) iniciou  segunda-feira (20), os cursos de oratória e informática básica destinados a servidores públicos do Poder Executivo Estadual. As aulas acontecem presencialmente e estão sendo ministradas na sede da instituição.  

As capacitações ofertadas pela Escolagov, seguem as diretrizes do Governo do Estado de valorização dos recursos humanos que integram a Administração Pública, por meio da qualificação permanente dos agentes públicos, com oferta de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e a melhoria dos serviços públicos.

De acordo com a titular da Escolagov, Ana Paula Assunção, mais que desenvolver pessoas, investir na formação do capital humano representa o cuidado com o presente e o futuro da Gestão Pública. “A promoção do desenvolvimento funcional do servidor público por intermédio de um programa permanente de capacitação é fundamental para uma administração pública mais eficiente, sustentável e eficaz, além de contribuir com o avanço do conhecimento e a formação especializada dentro dos setores do serviço público”, ressaltou.

O curso de Oratória, com carga horária de 20 horas/aula, segue até o dia 22 e conta com a participação de 20 servidores. O objetivo é proporcionar aos participantes o desenvolvimento de técnicas de comunicação eficazes e o aprendizado de diferentes técnicas de oratória. 

A capacitação vai instruir como deve ser o contato visual e a postura de um orador, com apresentações teóricas e práticas de técnicas para o aperfeiçoamento da voz, expressão corporal, linguagem, objetividade e clareza na fala, além da organização do discurso e desempenho em sala de aula.

A instrutora, Caroline Touro Beluque, destacou que essa é décima turma que ministra o curso, desde o seu credenciamento na Escolagov, e vem para desmistificar um pouquinho a oratória e contribuir para que os servidores percam o medo de falar em público. 

“A carga horária total do treinamento é de 20 horas, nesse período organizamos alguns momentos para que os alunos falem e percam esse medo de falar em público. Aplicamos também, técnicas de oratória e falamos um pouco sobre como realizar uma boa apresentação, quer seja em uma palestra, um minicurso, ou uma oficina. É uma carga horária pequena, mas um tempo importante para a informação do servidor, afinal, se comunicar bem também é uma excelente ferramenta para o sucesso”, destacou a instrutora.

Já o curso de informática básica, com carga horária de 20 horas/aula, conta com a participação de 26 servidores.  O treinamento vai apresentar os conceitos básicos e históricos da informática e a utilização de forma produtiva das configurações do sistema. O curso busca desenvolver ações de capacitação e habilidades para o futuro, promovendo uma cultura de inovação e competências essenciais para o servidor do futuro.

Instrutor do curso há mais de 7 anos, Roberto Cícero de Oliveira, afirma que a informática é essencial para o trabalho. “O Estado está passando pelo processo de transformação digital e todos os processos agora tramitam somente no formato digital. E a informática básica vem para reforçar o conhecimento das pessoas no uso dos computadores, da informática como um todo, e consequentemente para conseguir um resultado mais assertivo para a população”, ressaltou.

Servidora há 24 anos, a técnica de serviços hospitalares da Fundação Serviços de Saúde, Marlene Duarte Carvalho Sampaio, mudou recentemente de setor e está na função administrativa do almoxarifado da Funsau, o que exigiu aperfeiçoamento na área da informática.

“Estou com uma expectativa muito boa para o início do curso de informática, há bastante tempo quero participar dessa capacitação, como profissional da saúde estou muito feliz por estar aqui fazendo esse curso oferecido pelo Governo do Estado e melhor, gratuitamente. Assumi recentemente a função no setor administrativo do almoxarifado e preciso dessa ferramenta de trabalho para desenvolver minhas atividades no setor. É um curso que vai ampliar meus horizontes, ampliar o meu conhecimento”, enfatizou Marlene.

A capacitação terá conteúdo programático sobre introdução ao processamento de dados e conceitos básicos em informática, sistemas operacionais – Windows 10, organização de estruturas – Windows Explorer, e redes de computadores – Internet e Microsoft Office Word. A capacitação encerra no dia 29 de maio.

Os servidores participantes receberão certificados emitidos pela Escola de Governo, declarando a qualificação e habilitação no curso.

Para conferir o catálogo completo das capacitações e fazer as inscrições, acesse o site da Escola de Governo https://www.cursos.ms.gov.br/

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

As Dez Mais

Quinta, 11 de julho de 20224. Hoje é o Dia Nacional do Socorrista Diz Daniel Kahneman detentor de Prêmio Nobel: “Seres humanos são emocionais: reagem pelas emoções...

Após 16 anos de espera, Shrek 5 tem estreia confirmadíssima.

Considerado um dos filmes mais lucrativos e queridos do “mundo da animação”, Shrek está de volta, agora em sua quinta versão. A última exibição...

Sexta-feira tem aumento de nebulosidade e tempo frio segue em Mato Grosso do Sul

Com o reforço do ar frio devido a uma nova frente fria que atinge Mato Grosso do Sul, a previsão do tempo indica aumento...

Polícia prende em Campo Grande, autor de furto ocorrido em mercado de Aquidauana

Polícia prende em Campo Grande, autor de furto ocorrido em mercado de Aquidauana. O criminosos levou consigo malotes de dinheiro. No dia dos fatos,...