domingo, 14/07/2024

Fertilizantes irregulares são apreendidos pelo Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) fiscalizou diversas empresas paulistas que foram denunciadas pela plataforma Fala BR, do Governo Federal. Elas produziam e/ou vendiam fertilizantes em desacordo com a legislação. Ações ocorreram em Campinas, Mauá, Cotia e Suzano; fábrica clandestina, rotulagem inadequada e endereço falso foram alguns dos problemas encontrados.

Segundo os auditores e técnicos fiscais que participaram da ação, fertilizantes produzidos sem registro no Mapa infringirem a legislação e não possuem confiabilidade, podendo causar prejuízos aos agricultores por possuírem formulações desequilibradas e, consequentemente, provocar desequilíbrio fisiológico nas plantas.

Em Mauá, foram apreendidos em uma loja 97 sacos de 25 Kg de substratos e condicionadores de solo produzidos por empresa cujos rótulos não estavam de acordo com a legislação vigente. A comerciante foi autuada por não possuir registro de estabelecimento e a produtora por comercializar produtos com rótulos em desacordo com a legislação.

Em Cotia, o Mapa foi informado de que havia uma empresa comercializando fertilizantes sem registro através da internet. No local foi encontrado apenas um terreno baldio. Deixando a fiscalização prejudicada até que o verdadeiro endereço seja localizado. A empresa possui CNPJ ativo na Receita Federal do Brasil no endereço fictício.

Em Suzano, a denúncia era de que uma empresa estaria comercializando através de seu site fertilizantes com características não nutricionais, que induziam a características de agrotóxicos, mas não foram encontrados os produtos. A empresa foi autuada por falsa propaganda.

Todo o trabalho foi realizado com base na Lei 14.515/23, conhecida como lei do autocontrole, no Decreto Federal 4.954/2004, alterado pelo DF 8.384/2014, que regulamenta a Lei 6.894/1980 e legislação complementar.

Plataforma do Fala BR
A plataforma do Fala BR, encontrada no site do Ministério da Agricultura, é um instrumento criado pela Controladoria Geral da União que serve para os clientes do Mapa fazerem denúncias, elogios, solicitações ou enviar sugestões de forma anônima ou não. Segundo os fiscais, essas denúncias auxiliam muito na programação das fiscalizações.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Operação Laços Ocultos é suspensa e abre brecha para anular denúncia de corrupção contra Claudinho Serra

Decisão suspende Operação Laços Ocultos e abre brecha para anular denúncia de corrupção contra Claudinho Serra (PSDB). A ação contra esquema de corrupção milionário...

Feira Literária de Bonito destaca discussões sobre literatura de Mato Grosso do Sul e Paraguai

A oitava edição da Flib (Feira Literária de Bonito) colocou em destaque debates e discussões significativas na área da literatura. O evento contou com...

DOF apreende veículo com carga milionária de maconha e haxixe marroquino na MS-164

O DOF apreenderam um Fiat Punto preto com placas falsas carregado com 502,5 Kg de maconha, mais 25,2 Kg de haxixe marroquino na MS-164...

Pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada

Sem vagas. Hotéis e barcos-hotéis lotados e com reservas garantidas até o final da temporada mostram que a pesca esportiva no Pantanal continua em...