quinta-feira, 25/07/2024

Hashioka homenageia japoneses e descendentes com entrega da Comenda “Terra do Sol Nascente”

Presidida pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), a Sessão Solene de Outorga da Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente” homenageou japoneses, descendentes e entidades na noite desta terça-feira, 18. O evento comemorou os 116 anos da imigração japonesa no Brasil e o Dia da Comunidade Japonesa em Mato Grosso do Sul, celebrados na mesma data, e foi realizado no Plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa.


Com apresentações culturais de dança tradicional de Okinawa, com as bailarinas Juliana Izu e Sueko Tengan, e dos grupos de taiko Kariyushi, Taiko Raiden Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, das comunidades Okinawa e Nipo, a sessão contou ainda com a execução dos hinos nacionais do Japão e do Brasil e com uma mensagem do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Shimizu Toru, sobre o aniversário da imigração japonesa.

Hashioka ressaltou o papel dos imigrantes japoneses e seus descendentes que, desde 1908 com a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, contribuíram e contribuem para a construção da nossa sociedade, por meio de sua cultura, valores e atuação nos diversos campos. “O dia 18 de junho marca o início de uma jornada de trabalho árduo, perseverança e contribuições inestimáveis ao nosso País. Esses pioneiros enfrentaram inúmeros desafios, mas com resiliência e determinação, integraram-se à nossa sociedade, preservando suas tradições e valores, ao mesmo tempo em que contribuíam para o crescimento e a diversidade cultural brasileira e sul-mato-grossense”, apontou.

O parlamentar destacou a influência positiva que a comunidade exerce na política. “Com a participação ativa nas esferas municipal, estadual e federal e o compromisso dos descendentes, ao atuarem em cargos públicos, defendem os interesses da população e promovem políticas que visam o bem-estar de todos”.

Hashioka também enfatizou as contribuições nas áreas da cultura e da economia. “A herança nipônica enriquece a nossa nação de forma profunda e abrangente. A valorização da disciplina, do respeito e da harmonia são lições que essa cultura nos ensina e que são incorporadas ao modo de vida do brasileiro. No aspecto econômico, imigrantes e descendentes desempenham papel crucial no desenvolvimento agrícola, com a introdução de técnicas inovadoras que se tornaram fundamentais para o crescimento do setor”.

O deputado, que descende de japoneses, afirmou que a comunidade nikkei é sinônimo de progresso e integração em Mato Grosso do Sul. “Aqui, eles ajudaram a desbravar terras, a cultivar o solo e a transformar a paisagem econômica e cultural do estado. Gostaria de expressar nossa gratidão e respeito aos homenageados desta noite, que em seu cotidiano, nos lembram da importância da diversidade e da união entre os povos”.

Em nome dos homenageados da noite, o diretor de comunicação da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, Bernardo Yukishige Tibana, afirmou estar muito grato pela homenagem. “Hoje compartilhamos com imensa alegria essa honrosa comenda. Meu coração está transbordando de gratidão e memórias. Na minha profissão, estou ao lado de pessoas que fazem parte da história e da cultura de Mato Grosso do Sul e, como agente de comunicação, recebo essa honraria que jamais imaginei um dia pudesse vir a merecer. Agradeço a presença de todos e, principalmente, aos que nos ajudaram a conquistar essa belíssima comenda”.

Sobre a Comenda – Proposta por Hashioka e aprovada na Alems, a Resolução 6/2023, de 1º de junho de 2023, criou a Comenda denominada “Terra do Sol Nascente. Constituída de Medalha e Diploma, a honraria foi entregue a 26 pessoas integrantes ou descendentes da comunidade japonesa e entidades que prestaram relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense.

Os homenageados de Hashioka foram Allan Thiago Barbosa Arakaki, André Matsushita Gonçalves, Bernardo Yukishige Tibana, Cecilia Junko Suguimoto, Celso Yoshikazu Yamaguti, Cristiano Kazuo Sasada, Gustavo Futagami da Silva, Hidehiko Shakihama, Kris Tokeshi Tiguman, Marcus Alexssandro Ohya, Maria Leny Adania de Sylos , Maurício Tibana, Mônica Sakico Oikawa Shuto, Nilton Kiyoshi Kurachi, Satiko Suyama Suguita, Sayuri Higa, Simone Nakamatsu e Tadashi Gabriel Nishihira Katsuren, além das entidades Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Kyoei, Associação Cultural Nipo Brasileira Sul-Mato-Grossense, Associação Nipo Brasileira de Glória de Dourados, Associação Okinawa de Campo Grande e a Escola Modelo de Língua Japonesa Professora Shizuko Iwashiro Shirota. Os outros agraciados pela comenda foram Akira Otsubo, Helder Noburo Kasae, Nilton Kiyoshi Kurachi e Roberto Tarashigue Oshiro.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Fase de estudos para concessão da ‘rota da celulose’ em Mato Grosso do Sul é concluída

O estudo do projeto de concessão de rodovias da região Leste de Mato Grosso do Sul, foi aprovado pelo Governo do Estado e teve...

Senado aprova isenção de IPI para eletrodomésticos.

Senado aprovou na quarta-feira (17) isenção de IPI para eletrodomésticos. A isenção está prevista no Projeto de Lei (PL) 4731/2023 pelo Senado. O projeto...

Garras cumpre mandado de busca no bairro Mata do Jacinto

Em apoio à polícia de MG, Garras cumpre mandado de busca na Rua Hugo Pereira do Vale no bairro Mata do Jacinto em Campo...

PF prende em flagrante traficantes em Corumbá

A Polícia Federal prendeu duas pessoas pelo crime de tráfico de drogas e apreendeu 67,8 kg de maconha e 56,4 kg de cocaína em...