sábado, 20/07/2024

Jogos Escolares da Juventude de MS garantem novas experiências e oportunidades

A primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, para atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, foi encerrada no domingo (23), finalizando os quatro blocos de modalidades de 2024. 

Os Jogos Escolares representam uma experiência significativa na vida de muitos atletas, proporcionando-lhes a oportunidade de deixar suas cidades para vivenciar experiências inéditas e fazer novas amizades.

Um exemplo é a atleta Kauanny Kamil Hazime, de 13 anos, que disputou o vôlei de praia. Natural de Antônio João, cidade localizada a 280 quilômetros de Campo Grande, ela participou pela primeira vez dos Jogos e compartilhou suas impressões sobre a viagem à capital.

“Nós passeamos, fomos ao shopping, visitamos a exposição do Van Gogh, que eu queria muito ver. É muito diferente, porque venho de uma cidade muito pequena, e aqui é bastante diferente, há trânsito, muitas pessoas, uma cidade muito grande. Foi uma experiência muito boa”, relatou a atleta.

A principal competição escolar sul-mato-grossense também é responsável por proporcionar oportunidades de interação entre atletas de diferentes cidades, cada um com seu contexto e realidade, numa troca de conhecimentos.

“Fiz muitas amizades e é muito interessante conversar com outras pessoas, conhecer outros atletas. Às vezes percebemos que estamos nervosos e ansiosos, e ao conversar com os outros, compartilhamos os mesmos sentimentos. Não somos os únicos nervosos ou decepcionados quando perdemos, todos sentem a mesma coisa”, completou Kauanny.

Isadora Pilger, de 13 anos, reside em Ponta Porã e representou seu município no voleibol. A estudante salientou as oportunidades que o esporte lhe proporciona. “O vôlei me deu a chance de participar de dois CBS (Campeonato Brasileiro de Seleções) e de um JEBs (Jogos Escolares Brasileiros). Se Deus quiser, estarei novamente nos JEBs deste ano”.

A também ponta-poranense Raquel Sanches, de 12 anos, mencionou que a viagem foi sua primeira experiência longe de casa. “Foi uma experiência muito diferente, porque fiquei longe da minha mãe, e eu sou muito dependente dela. Aprendi a conviver mais em grupo, com as meninas, a conversar e a trabalhar em equipe”.

A próxima etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul terá parada em Coxim, de 9 a 14 de julho. Será disputada a terceira divisão das modalidades futsal e voleibol, também na faixa etária de 12 a 14 anos. 

Na sequência, entram em ação os estudantes-atletas de 15 a 17 anos, que disputarão o atletismo,  badminton, ciclismo, ginástica artística e rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica), xadrez, além da primeira e segunda divisão das coletivas basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Governo de MS homologa licitações para obras de infraestrutura em Eldorado, Pedro Gomes e Fátima do Sul

O compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com as ações municipalistas que atendem às necessidades das cidades sul-mato-grossenses para promover o desenvolvimento...

MS registra 15.101 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 18.915 casos prováveis de Dengue, sendo 15.101 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da...

Polícia prende traficante de drogas, membro de facção criminosa em Nova Alvorada do Sul

Polícia prende traficante de drogas, membro de facção criminosa em Nova Alvorada do Sul. As investigações demonstraram que o acusadoo havia recém-chegado da cidade...

Som da Concha chega com shows em Campo Grande e edição inédita em Ponta Porã

Em 2024, o Som da Concha pega a estrada. Além de Campo Grande, quatro cidades receberão shows do projeto, organizado pela FCMS (Fundação de...