quarta-feira, 24/07/2024

Jovens atletas se destacam no encerramento dos Jogos Escolares da Juventude de MS

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, etapa para estudantes-atletas de 12 a 14 anos, chegaram ao fim no domingo (23), com a disputa da ginástica rítmica, ginástica artística, karatê, natação e xadrez. Organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o evento definiu os campeões que representarão o estado na etapa nacional escolar, os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros, em Recife (PE).

Entre os destaques, Louise Cristhiny Ozorio Cardoso, de 12 anos, conquistou o ouro na ginástica artística. “Foi uma competição incrível, com disputas de alto nível entre meninas de todo o estado. A preparação foi intensa, com treinos constantes, alimentação balanceada e muito foco. O esporte me ajuda a controlar a ansiedade e melhorar a autoestima”.

No xadrez, Mariana Yassuda, de 14 anos, levou o primeiro lugar no ritmo rápido. Ela destacou a importância do aprendizado contínuo em cada partida.

“O xadrez abriu muitas portas para mim, permitindo-me conhecer diversos lugares e ensinando valores importantes para a vida. Desde o Campeonato Brasileiro, realizado em maio deste ano, tenho treinado intensamente, jogando muitas partidas, lendo livros e fazendo aulas para conquistar o título de campeã”, comentou Mariana, que foi a primeira menina a obter o título de Mestre Nacional em Natal (RN), garantindo vaga para o Campeonato Mundial e Pan-Americano.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, destacou a importância do evento para a formação dos jovens atletas. “Os Jogos Escolares são fundamentais para o desenvolvimento do esporte no estado e para a formação dos nossos jovens. É uma oportunidade única para eles mostrarem seu talento e se prepararem para competições de nível nacional e internacional.”

Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, ressaltou o sucesso da organização e a dedicação dos estudantes-atletas. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos jovens e com a qualidade das disputas. A Fundesporte tem trabalhado arduamente para proporcionar as melhores condições para os atletas, e os resultados têm sido excepcionais”.

A próxima fase dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul ocorrerá em Coxim, de 9 a 14 de julho, com a disputa da terceira divisão de futsal e voleibol na faixa etária de 12 a 14 anos. 

Posteriormente, os estudantes-atletas de 15 a 17 anos entrarão em ação em modalidades como atletismo, badminton, ciclismo, ginástica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez, além das competições coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, nas divisões primeira e segunda.

Confira os resultados e colocações nos boletins. 

Boletim 17
Boletim 18
Boletim  19

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Empresário é executado na fronteira

O empresário brasileiro, Ivan Carlos Rodrigues morreu no domingo (21) no Hospital Regional de Ponta Porã . Ele foi baleado pelo pistoleiro Rodrigo Ariel...

Polícia recupera bicicleta furtada e indicia autor do crime em Vicentina

Polícia recupera bicicleta furtada em Vicentina. A vítima compareceu na Delegacia e registrou o furto. O autor do crime foi localizado, e em sua...

Obra de clínica de hemodiálise desaba deixando trabalhadores feridos em Nova Andradina

Obra da clínica de hemodiálise Qualivida desabou na manhã de hoje (22), deixando duas pessoas feridas em Nova Andradina. Os Bonbeiros realizaram o salvamento...

Adélia Prado recebe o Prêmio Machado de Assis

A Academia Brasileira de Letras comemorou 127 anos na quinta-feira (18) com uma solenidade no Salão Nobre do Petit Triano. Na ocasião foram entregues...