O ditador venezuelano Nicolás Maduro desembarcou na noite de domingo (28) em Brasília com o objetivo de se reunir com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula disse hoje (29) que apoia a entrada da Venezuela no Brics, grupo integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Maduro afirmou que a Venezuela tem interesse em participar do Brics. “Sim, queremos fazer parte dos Brics. De forma modesta, mas, sim, queremos fazer parte e acompanhar a construção dessa nova arquitetura geopolítica mundial desse novo mundo que está à nossa frente”, afirmou o líder da Venezuela.
Maduro vao participar de uma cúpula na terça-feira (30) com dez chefes de Estado da América do Sul. Cúpula organizada pelo Itamaraty com o argumento de criar o que a pasta chama de “um diálogo franco” entre os países.
Maduro não visitava o Brasil desde 2015. “O Maduro volta a visitar o Brasil, e nós recuperamos o direito de fazer uma política de relações internacionais com seriedade, sobretudo com países que fazem fronteira com o Brasil. A Venezuela sempre foi uma parceira excepcional para o Brasil, mas, por conta das contingências políticas e de equívocos, o presidente Maduro ficou oito anos sem vir ao Brasil”; disse Lula.
Pelas redes sociais, Maduro pelas redes sociais celebrou a viagem ao Brasil. “Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente”.