quinta-feira, 25/07/2024

Mesa redonda na UFMS debate o fim das restrições de uso do gás de cozinha

Nesta quinta-feira (06), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sediará uma mesa redonda de extrema relevância para o setor energético, que discutirá o fim das restrições no uso do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Promovido pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, o evento contará com a participação de executivos do setor e terá a mediação do deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS).

O vice-presidente de Operações e Estratégia da Copa Energia, Pedro João Zahran Turqueto, um dos representantes da companhia no evento, destaca que a remoção dessas restrições representa um avanço expressivo, tanto para o mercado energético quanto para os consumidores.

“A parceria com a UFMS desempenha um papel fundamental ao propiciar um espaço para a análise dos benefícios e desafios decorrentes dessa mudança, e também ao destacar a relevância das políticas públicas que fomentam a diversidade energética e a sustentabilidade”, destaca Pedro João Turqueto.

O evento contará com a participação do presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello; do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes; do diretor técnico da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Daniel Maia Vieira; e da diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Borges.

As distribuidoras, há tempos, pleiteiam a ampliação do uso do GLP e argumentam que as restrições impostas em 1991, durante a Guerra do Golfo, já não condizem com a atual realidade do mercado.

A legislação vigente, como a Lei 8.176/1991, estabelece como crime o uso não autorizado de GLP em certos tipos de equipamentos e veículos, por preocupações com a ordem econômica. No entanto, resoluções posteriores, como a emitida pela ANP em 2016, têm flexibilizado tais restrições, permitindo seu uso em determinadas aplicações industriais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

PT questiona no STF privatização da Sabesp

PT questiona no STF privatização da Sabesp. Partido dos Trabalhadores contesta, entre outros pontos, valor fixado para a venda de ações. O partido alega que...

Luan Santana e Jade Magalhães anunciam gravidez

Aos 33 anos, o cantor sul-mato-grossense, Luan Santana e Jade Magalhães, de 31, surpreenderam os fãs nesta segunda-feira (22), ao anunciar que esperam o...

Senador Nelsinho Trad acompanha início de pré-lançamentos de candidaturas pelo interior de MS

O presidente do PSD/MS, senador Nelsinho Trad, vem trabalhando pelo fortalecimento do partido no Estado. Em menos de duas semanas, já percorreu por seis...

Novo momento: Governo define economista Cristiane Schmidt na presidência da MSGÁS

O governador Eduardo Riedel, acompanhado dos secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), assinou na quarta-feira (17)...