quarta-feira, 24/07/2024

Mochi Discute Questões Ambientais e a Relevância do Rio Taquari em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Na manhã de hoje, 5 de junho, o deputado estadual Junior Mochi (MDB) destacou a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente e a necessidade urgente de reflexão sobre as questões ambientais, tanto no Brasil quanto no mundo. Ele ressaltou a frequência com que desastres naturais têm sido noticiados, especialmente o recente ocorrido no Rio Grande do Sul, enfatizando a necessidade de ação para reduzir os impactos ambientais.

O deputado mencionou o maior desastre natural no Mato Grosso do Sul: o assoreamento do Rio Taquari. Ele lembrou da criação do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari, do qual foi o primeiro presidente fundador, e destacou a importância de compreender a aceleração do assoreamento do rio devido às ações humanas.

O Rio Taquari, segundo o deputado, possui características únicas, nascendo no Planalto e passando por uma série de cachoeiras até alcançar a planície pantaneira, onde seu assoreamento se torna visível. Ele ressaltou a importância do leque aluvial do rio, que compõe uma parte significativa do Pantanal, e a necessidade de um tratamento diferenciado pelo governo federal para sua recuperação.

Além disso, o deputado criticou a inércia em relação à recuperação ambiental do Rio Taquari, apesar dos inúmeros projetos e estudos realizados. Ele mencionou a importância da recuperação das microbacias e a necessidade de mudanças na consciência coletiva, bem como a implementação de ações efetivas, como a conversão de multas ambientais em projetos de recuperação.

Ao final de seu pronunciamento, o deputado enfatizou a relevância da agenda ESG (Environmental, Social, and Governance) como um conjunto de práticas que visam orientar empresas para ações mais sustentáveis, integrando desenvolvimento econômico, respeito ao meio ambiente e inclusão social.

A fala do deputado reforça a urgência de ações concretas para a preservação ambiental e a recuperação dos danos causados, destacando a necessidade de recursos e políticas públicas eficazes para proteger nosso patrimônio natural.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Coronel David enfatiza importância do Cadastro de Pedófilos diante do crescimento de abuso infantil em MS

Mato Grosso do Sul lidera mais uma vez, uma triste estatística no Brasil: é o estado com o maior número de casos de estupro...

Promovido pela Fundesporte, Festival de Praia será em Sonora neste final de semana

Neste final de semana, 27 e 28 de julho, acontecerá no Balneário do Sol, em Sonora, o Festival de Praia. O Festival contará com...

Polícia identifica e prende suspeitos de furto e receptação em Jardim

Polícia identifica e prende suspeitos de furto e receptação qualificada em Jardim. Toda a ação ocorreu em menos de 24 horas após a comunicação...

PRF recupera veículo na BR-262 em Água Clara

Polícia Rodoviária Federal recuperou um VW T-Cross e prendeu um homem por receptação e adulteração de chassi no km 145 da BR-262 em Água...