segunda-feira, 22/07/2024

MS Qualifica levará cursos de capacitação para artistas e agentes criativos do Estado

Em reunião realizada nesta quinta-feira (4), foi assinado termo de cooperação entre Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) e Funtrab (Fundação do Trabalho do Estado de Mato Grosso do Sul) para a oferta de cursos na área de economia criativa.

A iniciativa faz parte do programa “MS Qualifica”, lançado pelo Governo de Mato Grosso do Sul com o objetivo de capacitar mais de 13 mil pessoas em diversas áreas profissionais.

O programa, que já oferecia cursos gratuitos ministrados por entidades do Sistema S (Sebrae, Senar, Senac e Senai), expande agora suas atividades para o setor da economia criativa. Os novos cursos visam atender às demandas do mercado de trabalho criativo e ampliar as perspectivas de emprego e qualificação da mão de obra artística no estado.

O termo prevê que os cursos aprovados pela Funtrab  serão ministrados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) a partir de agosto. As ofertas incluem temas como economia criativa, gestão financeira, formação de preço, identidade visual, marketing digital, introdução ao empreendedorismo criativo, relacionamento com o cliente e fotografia de bolso.

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, “a iniciativa vem demonstrar, na prática, que a cultura é um importante instrumento para criação de empregos e geração de renda, promovendo a inclusão social enquanto valoriza a diversidade cultural sul-mato-grossense. Com esses cursos, esperamos contribuir na qualificação dos artistas e agentes criativos, impulsionando o desenvolvimento do setor no Estado”.

“Estamos ampliando as oportunidades para que nossos artistas e agentes culturais possam não apenas melhorar suas habilidades técnicas, mas também adquirir conhecimentos que os ajudarão a se destacar no mercado de trabalho. Essa parceria fortalece a economia criativa e impulsiona a inovação cultural em Mato Grosso do Sul”, acrescenta o secretário. 

A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, destacou a importância da parceria. “A ideia é atingir o máximo de pessoas possível no âmbito da qualificação focada na empregabilidade. A Setesc trouxe a demanda de formação de gestores de eventos, técnicos de iluminação e som, e produtores de palco. Estamos construindo os títulos para a formação dessas pessoas para atender esse mercado que emprega em eventos, shows, teatros, além do artesanato”.

“A Funtrab, além da empregabilidade, também é responsável pela renda. Quando falamos em política pública, falamos de trabalho, emprego e renda. Junto com essa formação, conseguimos ajudar artesãos, por exemplo, a fazer o cálculo do custo, preço de venda e administração financeira”, finaliza a titular da Funtrab.

Hoje, a economia criativa representa 3,11% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e 0,82% do de Mato Grosso do Sul, de acordo com o painel de dados do Observatório do Itaú Cultural, e é um setor em expansão com grande potencial de transformação e inclusão socioeconômica.

A nova etapa do Plano de Qualificação Profissional para a Inclusão, Produtividade e o Emprego, lançada em outubro de 2023, reforça a política de empregabilidade e geração de renda do estado, agora também voltada para o setor criativo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Locatário encontra munições de calibre .22 em casa alugada em Bataguassu

Locatário encontra munição em casa alugada no Jardim São Francisco em Bataguassu. As 24 munições intactas de calibre .22 foram localizadas enquanto o locatário...

Recém-nascido morre ao nascer em vaso sanitário em Cassilândia

Um recém-nascido morreu na tarde deste domingo (14), poucas horas após o parto em Cassilândia. Conforme a mãe, o bebê nasceu dentro do vaso...

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso

Na última sessão ordinária do primeiro semestre de 2024, realizada na última quinta-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande definiram os...

Solenidade marca aposentadoria do Des. Paschoal Carmello Leandro

O TRE-MS realizou, na tarde da última quinta-feira (11), a solenidade de aposentadoria do desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente da Corte Eleitoral. A cerimônia,...