O Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) discutiram hoje (7) sobre a criação de uma comissão para a crise na Terra Indígena Yanomami. Participaram da reunião os senadores Hiran Gonçalves (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos) de Roraima. Uma das propostas discutidas foi a criação de um benefício social para os garimpeiros que venham a ser retirados dos locais onde há a extração ilegal de minérios.
Após a reunião, Denarium propôs “criar também programas sociais que possam atender os garimpeiros, quando saírem da área que estão trabalhando”. “Uma série de ações que são propostas para solucionar o problema dos garimpeiros em áreas indígenas”, afirmou o governador em entrevista coletiva após o encontro com Pacheco. De acordo com o governador e os senadores, os donos dos garimpos já deixaram os locais e aqueles que lá permanecem são “operários do garimpo” e dependem daquela atividade para sobrevivência.
O governador de Roraima e senadores do estado estão aguardando uma resposta sobre um pedido de reunião com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça) e José Múcio (Defesa) ainda hoje (7) para tratar da crise humanitária envolvendo o povo Yanomami.
Segundo os participantes da reunião, a sugestão da comissão externa será avaliada pela direção do Senado antes de ser efetivamente criada. Pacheco se reúne com integrantes da Mesa Diretora ainda hoje (7) e esse assunto deve ser discutido.