quarta-feira, 24/07/2024

Pedrossian Neto apresenta novo projeto prevendo transparência na fila de pacientes que aguardam vagas no SUS

O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) apresentou um novo projeto de lei sobre a transparência na fila de pacientes que esperam por procedimentos no SUS (Sistema Único de Saúde), em Mato Grosso do Sul.

O texto abrange eventuais mudanças e pontos discutidos na audiência pública sobre o assunto, feita em 14 de novembro de 2023. Em resumo, a proposta cita que a ordem de espera de pacientes deverá ser divulgada para “amplo acesso do usuário e dos gestores de saúde”.

Os pacientes deverão ter acesso: ao número de protocolo, a data e horário de encaminhamento da solicitação para agendamento do procedimento; a especialidade e procedimento a que se refere a solicitação; andamento e status da solicitação com o descritivo claro do significado de cada andamento.

Por fim, após o agendamento, deverão constar dados do acesso, local, data e horário agendados para o atendimento da solicitação.

Outro ponto previsto é a regionalização das filas, de acordo com regulamento da Secretaria de Estado de Saúde, “exceto nos casos que demandem procedimentos altamente especializados, ou que não haja possibilidade de divulgação por região”.

Além da informação constar em site, os pacientes também deverão ter acesso à fila nas unidades básicas de saúde, da saúde da família ou outro local determinado pelos municípios.

O objetivo do projeto de lei é garantir a transparência e publicidade aos dados da regulação, que “são públicos por natureza, portanto, sujeitos ao controle social”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em Corumbá

PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em Corumbá. Na ação foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal local. A...

Japão desenvolve robô humanoide para manutenção de ferrovias.

Estar no Japão e ver um robô humanoide trabalhando como se um dos transformes fosse funcionário público não é uma cena de ficção, e...

Ciclista fica ferido após ser atropelado por carro na MS-134

Ciclista fica ferido após ser atropelado por carro na MS-134 em Batayporã.

No Bonito CineSur, mesa-redonda destaca impacto das Film Commissions para a cultura e turismo

Neste domingo (21), o Bonito CineSur promoveu uma mesa redonda com a presença dos diretores-presidentes das fundações de Turismo e de Cultura de Mato...