quarta-feira, 7/06/2023

Riedel apoia celeridade em projeto que indeniza proprietários de terras reivindicadas por indígenas

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), disse que apoia “integralmente” a iniciativa da bancada federal de Mato Grosso do Sul, que nesta semana encontrou-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e pediu celeridade para a tramitação da PEC-132/2015. 

A proposta altera a Constituição e libera a União para a indenizar proprietários de terras que têm suas fazendas desapropriadas para a demarcação e criação de terras indígenas. Atualmente, na demarcação e criação de terras indígenas não cabe indenização aos proprietários, porque o entendimento constitucional é de que a União não pode indenizar o dono em favor de uma terra que será dela. 

“Entendo que é a solução. A gente tem discutido isso há muitos anos, e não se encontrou um caminho”, afirma o governador Eduardo Riedel. Segundo ele, é um problema criado pelo Estado brasileiro há quase 100 anos. Muitos dos títulos hoje reivindicado pelos indígenas, foram concedidos aos proprietários e suas famílias pelo próprio governo. 

“O produtor que ali ocupa legalmente, com todos seus documentos em dia, deve ser indenizado. Apoio integralmente e é o caminho que a gente buscar nessa integração”, disse Riedel. 

Bancada Federal

Na quarta-feira (24), o deputado Vander Loubet (PT-MS), coordenador da bancada federal, levou o deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), acompanhado dois demais deputados e senadores de Mato Grosso do Sul, e entragaram a Lira um pedido para acelerar a tramitação da PEC 215. 

“A pauta dessa agenda foi a busca por uma solução para os conflitos agrários envolvendo nossos povos indígenas e os produtores. Temos trabalhado por um caminho com diálogo e intermediação dos interesses de ambos os lados da questão”, afirmou Vander Loubet.

Também estiveram na reunião a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e os deputados federais Beto Pereira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Dagoberto Nogueira (PSDB) e Rodolfo Nogueira (PL).

Assine o Correio do Estado

CRÉDITO: CORREIO DO ESTADO

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

STF mantém afastados os Conselheiros do TCE-MS

Conselheiros do TCE-MS Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves suspeitos de fraude em licitação continuam afastados, decide STJ. O trio foi...

Mulher é estuprada em banheiro durante festa

Uma mulher de 30 anos foi estuprada dentro de um banheiro durante uma festa em casa de Campo Grande. Ela ainda teve fotos íntimas...

Relator libera julgamento de ação que pode tornar Bolsonaro inelegível

O corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, liberou, nesta quinta-feira (1º) para julgamento uma das ações de investigação judicial eleitoral (Aije) que tem o ex-presidente...