O Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é reeleito e comandará o Senado no biênio 2023-2024. Ele venceu a eleição para presidente da Casa realizada na quarta-feira (1º), com 49 votos, ficando à frente de seu adversário, Rogério Marinho (PL-RN), que obteve o apoio de outros 32 parlamentares, inclusive de Eduardo Girão (Podemos-CE), que era candidato, mas desistiu da disputa durante a sessão.
A escolha aconteceu após a posse dos 27 eleitos em outubro, de acordo com os protocolos definidos pelo Regimento Interno. A votação secreta e realizada em cédulas de papel foi comandada pelo atual Vice-Presidente Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) que exigiu a presença da maioria absoluta dos parlamentares, ou seja 41 número necessário para a escolha do presidente. Se nenhum deles obtivesse tal marca, haveria novo turno de votação.
Agora falta definir o restante da Mesa da qual fazem parte o primeiro e o segundo vice-presidente e primeiro, segundo, terceiro e quarto-secretários com seus suplentes. A escolha está marcada para uma nova reunião preparatória prevista para hoje (2), às 10h.