Profissionais da saúde da Santa Casa de Campo Grande se reuniram na manhã desta quinta-feira (30) para definirem o fluxo de atendimento a ser seguido caso o hospital receba casos suspeitos de Coronavírus. Estiveram presentes na reunião coordenadores do pronto-socorro, Prontomed, das UTI’s, diretoria de enfermagem, diretoria técnica, NIR (Núcleo Interno de Regulação), gerência médica, gerência multiprofissional, representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, representantes do Núcleo de Segurança do Paciente, diretoria de Gestão Estratégica e Planejamento, laboratório, SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), entre outros gestores.
Na oportunidade, foi construído o fluxo baseado em protocolos do Ministério da Saúde e da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A orientação é caso se o hospital receber pacientes suspeitos, deverá ser feito de imediato a notificação para as autoridades de saúde. Também foi discutido a definição do caso, definição de contato, exames laboratoriais e de imagens, critérios de internação, tratamento, precauções específicas, transporte do paciente e prevenção.
A Santa Casa hoje possui leitos de isolamento com aparelhos adequado para estes tipos de atendimentos. “O intuito é informar nossos colaboradores e a população que há uma estratégia e um planejamento para atendimento dos possíveis casos suspeitos, evitando situação desnecessárias de pânico da população”, afirmou a médica infectologista, Dra. Priscilla Alexandrino.