A Santa Casa de CG é o primeiro hospital de MS a realizar pelo SUS a cirurgia para remoção de tumor cerebral com paciente acordado, procedimento conhecido como “Awake Craniotomy” (craniotomia acordada, em tradução literal). A partir de agora, o serviço de neurocirurgia da Santa Casa vai oferecer este tipo de cirurgia, que irá possibilitar aos pacientes usuários do SUS serem beneficiados e submetidos ao mesmo tratamento cirúrgico para tumores cerebrais complexos realizado nos grandes hospitais privados do país e do mundo. A cirurgia deve ser realizada por uma equipe de neurocirurgiões, anestesistas e neurofisiologistas especialistas no procedimento.
O paciente (24) passa bem e sem sequelas e foi capaz de responder já no intra-operatório. Vale ressaltar que nem todos os pacientes são candidatos adequados a este tipo de cirurgia, e nem todos os tumores precisam ser operados com esta técnica.
Os profissionais responsáveis pelo procedimento foram: os neurocirurgiões, Dr. Newton Moreira, Dr. Rodrigo de Almdeida, Dr. Eurico Fletrin, a neurofisiologista, Dra. Nathalia Cristaldo, os médicos residentes, Dr. Adalberto Santigo, Dr. Danilo Marcato, Dra, Agne Chiquim e o anestesista da Servan, Dr. Lucas Daniel Salustiano.