A Secretaria de Estado de Saúde (SES) instituiu nesta sexta-feira (31) o Centro de Operações de Emergência (COE/MS) em MS referente ao Novo Coronavírus (nCoV). O objetivo é auxiliar na definição das diretrizes estaduais a vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. Não foram detectados casos suspeitos no Estado e monitoramento e acompanhamento das avaliações em andamento.
Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do Estado, o COE/MS será composto por integrantes da SES envolvidos na atuação em emergências de saúde, de acordo com a estrutura existente na Secretaria.
Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) encaminhou nota técnica aos profissionais de saúde dos 79 municípios, orientando sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames.
A Secretaria recomendou às equipes de vigilância epidemiológica municipais, bem como serviços de saúde, a estarem alertas aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local do vírus, que tenha vínculo ou contato próximo com caso suspeito de novo corona vírus nos últimos 14 dias.
