Na manhã desta quarta (8) o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Dr. José Mauro Filho, esteve na Santa Casa de Campo Grande para uma visita à Unidade do Trauma, onde foi recepcionado pelo presidente do hospital, Heber Xavier, e pelo superintendente da Gestão Médico-hospitalar, Dr. Luiz Kanamura. A Unidade do Trauma, que atualmente está com dez leitos de tratamento intensivo ativos, tem recebido pacientes graves, não contaminados pelo novo coronavírus, encaminhados pelo setor de regulação da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para desafogar outros hospitais que estão no enfrentamento à COVID-19.
O presidente da instituição, Heber Xavier, lembrou que a Santa Casa é referência no atendimento de muitas especialidades médicas e recebe pacientes não só de Mato Grosso do Sul, mas também de outros Estados e países vizinhos. Heber destacou que o hospital tem a missão e a obrigação de estar à disposição das autoridades da saúde e da população. “É lamentável este momento de crise na saúde, mas é nossa obrigação, nossa missão colaborar com a saúde pública. Na verdade, a concessão que nos foi dada é para atender a população como um todo”, disse.
Nos próximos dias, a Santa Casa deve ativar mais dez leitos de UTI e cem leitos clínicos que serão destinados como “retaguarda”, principalmente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul que hoje é referência em Campo Grande para o atendimento a pacientes com a COVID-19.
O secretário de saúde da capital, Dr. José Mauro Filho, enfatizou que a Unidade do Trauma é estratégica para o enfrentamento a essa nova doença, pois, quando todos esses outros 110 leitos estiverem ativos, a Unidade poderá ser isolada do restante do hospital para, se for necessário, receber pacientes em tratamento para a COVID-19. “Ali será uma referência para pacientes com COVID, não misturando com a unidade central da Santa Casa – que terá o funcionamento normal para as outras doenças. Então esse é o grande ponto estratégico da Santa Casa e nós temos a condição de poder proporcionar para o município”, relatou o secretário.
Ao final da visita, Dr. José Mauro fez questão de deixar um agradecimento público ao presidente Heber Xavier: “… pelo fato de ter entendido essa situação de crise na saúde, compartilhado dessa opinião com o gestor público e tornado a Santa Casa como hospital de referência para essa situação”.