domingo, 21/07/2024

TCE-MS realiza oficina on-line sobre Plano Municipal da Primeira Infância

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul realizou nesta quinta-feira, 27 de junho, uma oficina temática para a Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância.  Quase duzentas pessoas, entre secretários e técnicos de saúde, educação, assistência social e de planejamento, orçamento e finanças dos 79 municípios do Estado, participaram da reunião on-line.

A oficina temática “Passo a passo para a Elaboração do PMPI” tem o objetivo de orientar os gestores públicos na implantação de ações estratégicas nas áreas da saúde, educação, assistência social, mobilidade urbana, cultura, lazer e nutrição voltadas para a Primeira Infância.

O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância de todos municípios terem um PMPI, consolidado na forma de projeto de lei. “Os trabalhos que ora se realizarão, já com a definição das Comissões e com os coordenadores que participam dessa oficina, servirão de base para a próxima etapa do nosso Programa, que será a inserção das ações que estarão no Plano final, dentro do planejamento orçamentário dos municípios”.

O Comitê de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância trouxe para essa oficina um importante exemplo de município que já possuiu um PMPI. O secretário de educação, cultura e esporte de Alcinópolis, Jesus Aparecido de Lima, fez uma breve apresentação do trabalho desenvolvido no município em prol da primeira infância e de como foi todo o processo que culminou com o PMPI de Alcinópolis. Uma equipe do TCE-MS esteve em Alcinópolis na semana passada para ver de perto as ações desenvolvidas no município a partir do Plano Municipal da Primeira Infância.  

A coordenadora da dimensão Capacitação do Programa, Sandra Rose Rodrigues, destacou a importância da participação do secretário. “Alcinópolis já avançou na elaboração e implantação do PMPI e está na etapa de monitoramento e avaliação. Então hoje ele trouxe uma contribuição com relatos de situações concretas e as possibilidades para a elaboração do Plano”.

O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo Dionizio, informou que até hoje 40 municípios já publicaram o decreto instituindo as Comissões que serão responsáveis pela elaboração dos PMPIs dos municípios. “O nobre trabalho que vocês estão realizando, com o apoio do TCE, tem prazo e um cronograma a ser cumprido. Vocês elaborarão um documento alinhado com a realidade dos seus municípios, que vai passar pelo crivo do Poder Legislativo, transformando em lei o PMPI”

A defensora pública Débora Paulino, que integra o Comitê Ampliado do Programa, também participou da oficina on-line.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Som da Concha chega com shows em Campo Grande e edição inédita em Ponta Porã

Em 2024, o Som da Concha pega a estrada. Além de Campo Grande, quatro cidades receberão shows do projeto, organizado pela FCMS (Fundação de...

Jack Black cancela turnê do Tenacious D após fala de colega sobre atentado a Trump

Jack Black anunciou o cancelamento da turnê de sua banda Tenacious D, após uma controversa fala do guitarrista Kyle Gass em um show. A...

Inocência avança com aliança entre Republicanos e Novo

Em um movimento inédito e promissor, os partidos Republicanos e Novo em Inocência uniram forças em um diálogo que visa a manutenção da democracia...

Policial Militar mata ganso a pedradas e caso vai parar na Delegacia de Polícia de Aquidauana.

Policial Militar mata ganso a pedradas e caso vai parar na Delegacia de Polícia de Aquidauana. O dono do animal foi até a Delegacia...