domingo, 21/07/2024

TJ entrega Pontos de Inclusão Digital em Rochedo e Corguinho

Na manhã desta segunda-feira, dia 27 de maio, o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Sérgio Fernandes Martins, esteve nos municípios de Rochedo e Corguinho para entregar os mais novos Pontos de Inclusão Digital (PID) no Estado, estruturas que têm como objetivo principal melhorar a eficiência do atendimento à população, ampliando o acesso dos cidadãos à justiça.

O Ponto de Inclusão Digital de Corguinho funcionará na Avenida Paulo Vieira, 1024, dentro do Terminal Rodoviário da cidade. Já o PID de Rochedo fica localizado na Avenida Evangelina Vieira, 663.

Nas cerimônias, o presidente do Tribunal enfatizou a relevância dessas ações para promover os direitos e a participação dos cidadãos na justiça. Ele ressaltou a colaboração estabelecida entre o Tribunal, os municípios e demais órgãos envolvidos, destacando que é o trabalho conjunto que fortalece o sistema de justiça e a garante os direitos da população.

“Resolvemos logo no início deste ano como meta implantar até o final de agosto todos os Pontos de Inclusão Digital necessários no Estado. Hoje inauguramos mais dois e logo teremos cumprido essa meta. Pode parecer pouco, algo simples. Não são prédios luxuosos, nada que chame a atenção, mas o objetivo não é esse, mas sim atender a população que tem dificuldade de se deslocar até a sede de uma comarca, levar o Judiciário a todos os cidadãos”, afirmou o Des. Sérgio Fernandes Martins.

A assinatura do Termo de Cooperação Mútua que oficializou a instalação do PID de Corguinho foi feita durante a cerimônia de inauguração pelo presidente do TJ e o procurador do município Thomaz Abdonor, ao passo que o Termo para a instalação em Rochedo foi celebrado em abril de 2023, tendo a entrega oficial ocorrido nesta manhã.

Nas cerimônias, o prefeito de Rochedo, Francisco de Paula Ribeiro Júnior, e o vice-prefeito de Corguinho, Márcio Novaes Pereira, bem como outras autoridades locais, destacaram a importância dos PIDs, ressaltando as facilidades que suas instalações trarão para seus cidadãos. O presidente entregou ainda aos representantes dos municípios a Certificação de que acolhem suas crianças, um reconhecimento aos municípios pelas medidas protetivas à criança e ao adolescente em vulnerabilidade, de acordo com o programa Família Acolhedora.

O juiz da comarca de Rio Negro, Bruce Henrique dos Santos Bueno Silva, que também responde pelos municípios com PIDs inaugurados, ressaltou o compromisso da Presidência em levar o Judiciário a todos os locais do Estado, independentemente do seu tamanho territorial, populacional ou econômico. “Essa é uma gestão totalmente comprometida com o interior do Estado e em atender todos os cidadãos do Mato Grosso do Sul”.

Além do presidente do Tribunal de Justiça e das autoridades já citadas, prestigiaram as solenidades o juiz-auxiliar da Presidência, Mário José Esbalqueiro Júnior; o promotor de justiça de Rio Negro, Jean Carlos Piloneto; o defensor público de Rio Negro, Rodrigo Duarte; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Rochedo, Fábio Franco; e a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Corguinho, Renata Canhete.

Saiba mais – Os Pontos de Inclusão Digital são estruturas físicas e tecnológicas adequadas para a realização de atos processuais. Por meio desses locais, o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros órgãos podem atuar por intermédio de futuras parcerias firmadas visando facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços judiciais, proporcionando maior agilidade e efetividade na resolução de demandas.

Com a instalação dos PIDs, o Tribunal de Justiça de MS reafirma seu compromisso em tornar o acesso à justiça mais real e eficiente, utilizando a tecnologia como aliada nesse processo. Essas iniciativas representam um avanço significativo para a população, permitindo que mais pessoas alcancem os serviços judiciais.

O TJMS continuará trabalhando em parceria com os municípios e demais órgãos envolvidos para expandir a rede de Pontos de Inclusão Digital, levando os benefícios dessa iniciativa para mais localidades no Estado. Com isso, busca-se garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso à justiça, promovendo a inclusão e a cidadania.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Investimentos públicos garantem qualidade de vida e potencializam turismo em Rio Verde

Durante agendas na região norte de Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel supervisionou, nesta sexta-feira (12), obras que garantem melhor qualidade de...

Julho das Pretas: palestra aborda enfrentamento ao racismo nas relações de consumo

Diretrizes para o enfrentamento ao racismo nas relações de consumo serão tema, na próxima quarta-feira (24), de palestra no auditório do Procon/MS (Secretaria Executiva...

Egressos do Programa de Estágio do Governo de MS deixam legado na gestão pública

Vinte acadêmicos concluíram recentemente um ciclo de 24 meses de estágio na gestão pública de Mato Grosso do Sul, deixando um legado significativo em...

As Dez Mais

Quarta, 17 de julho de 2024. Hoje é o Dia de Santa Marcelina. Assim falou Maquiavel: “Povo que aceita passivamente a ‘corrupção e os corruptos’ não merece...