A Portaria publicada no Diário Oficial na última segunda-feira (13) determina que o pecuarista pode adquirir a vacina a partir desta quarta-feira. A publicação diz ainda que a campanha oficial terá início em todo o Estado no dia 1º de maio, obedecendo aos períodos legais para vacinação e registro, porém não haverá mais necessidades de solicitações antecipadas, conforme protocolos exigidos anteriormente, como: Protocolar requerimento, justificar o motivo da antecipação, e obter parecer do inspetor local.
O Diretor Presidente da Agencia, Daniel Ingold, explica que pedido de antecipação foi flexibilizado por orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como medidas de contenção da pandemia da Covid-19. Disse ainda que calendário de vacinação foi mantido.
Já o Secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), as medidas que vem sendo tomadas são fundamentais para manter os serviços essenciais e evitar o desabastecimento durante esse período em que se mostra fundamental a necessidade do ‘isolamento social.