quarta-feira, 31/05/2023

Vereador Beto Avelar faz alerta sobre descarte irregular de lixo em Campo Grande 

O vereador Beto Avelar (PSD) fez um alerta sobre o descarte irregular de resíduos sólidos em Campo Grande. O parlamentar destaca que esse é um problema recorrente, mesmo com a ampliação do número de ecopontos na Capital. 

“Alguns moradores, talvez por falta de conscientização, descartam irregularmente o seu lixo e entulhos em terrenos vazios e calçadas. Isso gera sujeira, queimadas, aumenta o número de locais para reprodução de mosquitos, cobras e escorpiões e prejudica a saúde da população e o meio ambiente. Além disso, o descarte em locais irregulares aumenta o custo da Prefeitura com a limpeza de áreas e com o transporte desses materiais até o local adequado”, afirma o vereador Beto Avelar. 

O parlamentar destaca também que o descarte irregular deixa a cidade mais suja e feia. Para combater esse crime, a Prefeitura de campo Grande iniciou a campanha “Terreno Limpo, Cidade Limpa”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a reciclagem e o descarte correto de resíduos sólidos. “Muitas vezes o material descartado tem a possibilidade de reciclagem, como garrafas e latas. Ou seja, muita gente além de descartar materiais que podem gerar renda para as famílias.  Mas, ao contrário, quem tenta se livrar do problema do descarte, promove a sujeira e o prejuízo para toda a população”, explica Beto Avelar. 

O vereador também ressalta que a população jovem tem maior conscientização sobre o assunto. “Hoje quem dá o grande exemplo são as nossas crianças e filhos. São eles que estão nas escolas recebendo a orientação devida e muitas vezes falam para os pais. Falta essa conscientização para a população adulta”, analisa Beto Avelar.    

“Esse problema afeta praticamente todos os bairros. É necessário ter mais ecopontos. Mas é essencial que essa pequena parte da população que joga lixo, entulho e até materiais recicláveis em lotes na vizinhança respeite a limpeza do bairro, a saúde de toda a população e os investimentos na cidade, pois quem paga a conta do descarte irregular é a Prefeitura e toda a população”, conclui o vereador Beto Avelar.  

A ação “Terreno Limpo, Cidade Limpa”, promovida pela Prefeitura de Campo Grande, estimula o uso dos Ecopontos e o fim do descarte irregular. Vários órgãos do município e entidades não governamentais estão envolvidos neste trabalho. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Marina Silva falta a churrasco de Lula no Alvorada 

A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, trocou um churrasco oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a...

Sem aparecer no próprio júri, Nayara é condenada a 12 anos pela morte de Karolzinha

Nayara Francine Nóbrega dos Santos foi condenada a 12 anos de prisão pela morte de Carolina Leandro Souto, conhecida como Karolzinha, durante Tribunal do Júri...

Adriane Lopes veta projeto de Otávio Trad que permitia que servidores parcele férias

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), vetou totalmente projeto de lei para permitir que as férias dos servidores possam ser parceladas em...

MPE pediu prisão de 11 implicados com corrupção na Prefeitura de Sidrolândia

O MPE (Ministério Público Estadual), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), solicitou à 1ª Vara Criminal de...