A Vibra Energia encerra parceria com a Americanas em lojas de conveniência, após a varejista pedir recuperação judicial de R$ 43 bilhões por conta de “inconsistências contábeis” da ordem de R$ 20 bilhões. As duas companhias possuem sociedade na Vem Conveniência, que opera cerca de 1,3 mil lojas de conveniência pelo país com as bandeiras Local (marca da Americanas) e BR Mania (marca da Vibra), que deverão voltar aos respectivos sócios, segundo fato relevante da Vibra. As lojas deverão seguir funcionando normalmente.
A Vibra em documento dize que seu Conselho de Administração decidiu notificar a Americanas para o “imediato encerramento da parceria”, tendo iniciado os trâmites para desfazer a joint venture iniciada em fevereiro do ano passado. “O procedimento de desfazimento já estava estabelecido nos instrumentos da Parceria, e busca, em resumo, o retorno dos negócios (Local e BR Mania) para os respectivos sócios originais, com a previsão de que a empresa Vem Conveniência seguirá com a Companhia [Vibra]”, disse a Vibra, em fato relevante.
Vale destacar que Sergio Rial, ex-CEO que denunciou o problema contábil na Americanas, é o atual presidente do Conselho de Administração da Vibra.