terça-feira, 21/05/2024

Vereador Zé da Farmácia visita salas de escola na capital

A ventilação adequada ajuda a melhorar a qualidade do ar interior, removendo contaminantes como dióxido de carbono, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e outros irritantes ou agentes nocivos. Isto é especialmente importante para a saúde e o bem-estar de alunos e professores, pois o ar fresco pode reduzir os sintomas de alergias, asma e outras doenças respiratórias.

Em ronda de visitas as escolas municipais de nossa capital, o vereador Zé da Farmácia foi ao encontro de pais e professores de escolas onde foram inaugurados novas salas – “O local está impróprio para os alunos, não existe ventilação e sem ar condicionado, no calor de Campo Grande fica inviavel a qualidade de estudo para nossas crianças” – cita o vereador.

Uma boa ventilação ajuda a reduzir a concentração de agentes patogénicos no ar, o que pode reduzir a propagação de doenças transmissíveis, como constipações, gripes e COVID-19. Ao fornecer um fluxo constante de ar fresco, os vírus e bactérias presentes no ambiente são diluídos, o que pode ajudar a prevenir surtos na comunidade escolar.

“Estudos demonstraram que um ambiente de aprendizagem saudável, incluindo ventilação adequada, pode contribuir para o desempenho acadêmico dos alunos. O ar fresco e bem ventilado pode aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar a capacidade de atenção, permitindo que os alunos participem mais ativamente nas atividades de aprendizagem”, salienta o parlamentar.

Um ambiente confortável e saudável pode ter um impacto positivo no bem-estar emocional de alunos e professores. O ar fresco e a ventilação adequada podem ajudar a criar um ambiente mais agradável e propício ao aprendizado, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade na sala de aula.

Em muitos locais, existem regulamentos e normas que exigem certos níveis de ventilação em espaços interiores, incluindo salas de aula. O cumprimento destes regulamentos não só garante a segurança e o bem-estar dos ocupantes do edifício, mas também ajuda a evitar potenciais penalidades ou questões legais associadas ao não cumprimento.

Em suma, salas de aula ventiladas são essenciais para criar um ambiente de aprendizagem saudável, seguro e produtivo para alunos e professores. A ventilação adequada não só melhora a qualidade do ar interior, mas também pode ter um impacto positivo na saúde, no desempenho académico e no bemestar emocional de todos os envolvidos no processo educativo.

Nossa poder pública está em falha justamente nesse setor, ao invés de clareza e transparência na administração, que leva segurança e futuro para os alunos, porém, sem essa proposta o resultado são crianças sem condições, professores desestimulados e pais preocupados com o futuro de nossas gerações.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Combinando ar frio e seco à alta pressão atmosférica, domingo encerra a semana com sol e nebulosidade

Com o avanço de uma massa de ar frio e seco e a atuação da alta pressão atmosférica, a previsão do Cemtec (Centro de...

As Dez Mais

Terça, 21 de maio de 2024. Hoje é o Dia do Português brasileiro. Repita comigo: “Se um dia eu te ajudei, saiba que você nada me...

MS tem mercado de crédito saudável e ocupa primeiro lugar na oferta aos consumidores

Mato Grosso do Sul ocupa a primeira posição no indicador "Qualidade de Crédito para Pessoa Física", do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, elaborado...

Autorizado pelo Governo Federal pesquisa para Mineração em Bonito.

Governo Federal autoriza pesquisa para Mineração em Bonito. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) autorizou a realização de uma pesquisa...