terça-feira, 30/04/2024

O Legado do Karatê Kenshi-Kai Brilha no Campeonato Campo-Grandense de 2024

Um Tributo ao Mestre e uma Celebração do Espírito Marcial

Campo Grande, MS – Em um vibrante domingo, 14 de abril de 2024, o ginásio do colégio Elite Mace foi o palco onde cerca de 150 atletas demonstraram a força e a técnica refinada do Karatê Kenshi-Kai, um legado diretamente vinculado ao pioneirismo de mestres como Yoshinori Okumoto e Sérgio Baptista Tabosa. Este campeonato não apenas reuniu competidores em uma disputa acirrada nas modalidades de kumite, kata e kenshi-dô, mas também serviu como uma homenagem póstuma ao Shihan Sérgio Tabosa, cujo espírito indubitavelmente permeou o evento.

Raízes Profundas e Expansão Contínua

O Karatê-dô Shitô-Ryu Kenshi-kai, trazido ao Brasil em 1975 pelo mestre Yoshinori Okumoto, discípulo direto de Makoto Tokai, encontrou em Campo Grande – MS, um terreno fértil. A Academia Tabosa, comandada inicialmente por Sérgio Tabosa e hoje pelo seu filho Mário Sérgio Pillon Tabosa, se tornou o centro pulsante desta tradição marcial no Brasil. O mestre Okumoto, além de um versado lutador em técnicas de combate em pé, foi um renovador do Karatê, integrando elementos do judô e jiu jitsu, dando origem ao Kenshi-dô, uma modalidade que promove um combate mais integrativo e completo.

O Campeonato de 2024: Um Espectáculo de Técnica e Dedicação

O evento deste ano foi notável não apenas pela participação dos atletas de Campo Grande, mas também pelo engajamento de competidores convidados de outras regiões, como o Dojô de Ponta Porã e a Associação Oliveira de Mundo Novo – MS. A preparação meticulosa dos atletas foi evidente e se refletiu no alto nível técnico e estratégico observado em todas as categorias.

As lutas de Kenshi-dô, em particular, capturaram a atenção do público, revelando a eficácia e a beleza dessa disciplina que equilibra o combate em pé e técnicas de solo. A pontuação por equipe trouxe um elemento adicional de suspense e emoção ao campeonato, com a academia Gakko conquistando o primeiro lugar, seguida pela Academia Tabosa e pelo Dojô Ponta Porã, em uma acirrada disputa de talentos.

A Homenagem ao Mestre Sérgio Tabosa

Este evento marcou o primeiro campeonato realizado após a partida do mestre Sérgio Tabosa em julho de 2023. Shihan Tabosa, um notável 7º dan, foi mais do que um mestre de Karatê; foi engenheiro e um estudioso que dedicou sua vida ao aperfeiçoamento e à propagação do Karatê Kenshi-Kai. Sua inteligência e dedicação ao Karatê-dô Shitô-ryu Kenshi-Kai deixaram um legado que continua a influenciar e inspirar gerações de praticantes.

Olhando para o Futuro

O Karatê Kenshi-Kai, sob a égide de mestres dedicados e com o apoio contínuo da Academia Tabosa, promete continuar a evoluir e a inspirar. O campeonato de 2024 não foi apenas uma competição, mas um ponto de encontro para celebrar os valores do Karatê: respeito, disciplina, e o contínuo desenvolvimento espiritual, físico e mental. Enquanto honramos as tradições e os mestres que pavimentaram nosso caminho, olhamos para o futuro com a certeza de que o legado do Karatê Kenshi-Kai permanecerá vibrante e influente.

Este evento, marcado pela técnica, pela tradição e pela homenagem, será lembrado como um exemplo brilhante do espírito indomável do Karatê-dô Shitô-Ryu Kenshi-Kai, uma arte marcial que transcende a simples defesa pessoal para se tornar uma via de desenvolvimento humano integral.

Por Thiago Caboclo Pereira, Vice-presidente da Federação Kenshi-Kai do Brasil.
Para mais informações, visite nosso site: Kenshi-Kai Brasil. [https://kenshikai.com.br]

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

TRÊS LAGOAS: Secretário de desenvolvimento econômico se reúne com associação e lojistas para tratar sobre o novo Shopping Popular.

Na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), representada pelo Secretário da pasta e Chefe...

Jateí valoriza trabalhadores, antecipa folha de pagamento e reposição da inflação no salário

O prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (na foto com a vice-prefeita Cileide), do PSDB, tem uma determinação que é elogiada pelos trabalhadores da Prefeitura,...

Palmeiras vence Independiente del Valle com virada no último lance

Verdão é o time da Série A com mais viradas desde a chegada de Abel Ferreira. Cabeça fria, coração quente. Após um primeiro tempo...

Passageiro é preso com mala “recheada” de maconha na BR-163

A PRF apreendeu 10 Kg de maconha na BR-163 em Rio Brilhante. Os policiais abordaram um ônibus de viagem, de itinerário Dourados - Campo...