terça-feira, 30/04/2024

MS participa de encontro do Codesul para definir estratégias visando o desenvolvimento regional

O Codesul realizou na segunda-feira (15) o seminário de avaliação dos dados da quarta etapa do planejamento estratégico do projeto Visão Regional 2040. O evento aconteceu em Florianópolis (SC), no auditório da sede do BRDE, das 13h30 às 17h, e contou com a participação de Mato Grosso do Sul, representado pelo secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, e pelo superintendente de orçamento da Secretaria de Estado de fazenda (Sefaz), Ricardo Velloso.

Voltado para os representantes da área de planejamento que integram o Codesul, o objetivo do encontro foi apresentar o diagnóstico regional para identificar as agendas que cada governo deve promover para melhorar a qualidade de vida e potencializar o desenvolvimento econômico dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Com este mapeamento, será construído o planejamento estratégico do projeto Revisão Regional, com metas estabelecidas para serem alcançadas até 2040.

Após a solenidade de abertura, que contou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, e diversos secretários de Estado, a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS) – responsável pela preparação dos estudos das áreas prioritárias – apresentou os dados apurados nesta quarta etapa do processo.

No total, 16 eixos foram compreendidos, abrangendo diversos temas como meio ambiente, população, comércio exterior, mercado de trabalho, educação, saúde, inovação, saneamento, agricultura, modais e portos, estrutura produtiva, crédito, energia, habitação e finanças públicas.

As informações foram recebidas e serão analisadas até 22 de abril pelas equipes de gestão estratégica e orçamento dos estados, para uma devolutiva à Unisinos para a finalização desta etapa do trabalho.

“Este trabalho será importantíssimo para contribuir com o nosso governador na honrosa missão de presidir o Codesul a partir do mês que vem. O Estado só tem a ganhar ao traçar estratégias em conjunto com os estados da região Sul, que em geral, possuem índices de desenvolvimento superiores à média nacional”, destacou o secretário-executivo Thaner Nogueira.

Já o superintendente de Orçamento, Ricardo Velloso, destacou que “as expectativas de desenvolvimento da região são muito positivas, mas toda essa potencialidade somente se consolidará com gestão, integração e muita disciplina na execução dos planos traçados”.

Participaram do encontro secretários das áreas de planejamento dos quatro estados do Codesul, assessoria técnica do Codesul, diretoria do BRDE, secretários de Planejamento da região Codesul, assessoria técnica das secretarias de Planejamento, superintendência de Planejamento do BRDE e a Universidade do Vale dos Sinos, de São Leopoldo, RS (Unisinos).

Sobre o Codesul:

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL), formado pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, tem o objetivo de fortalecer a região Sul do Brasil, trabalhando em conjunto para potencializar o desenvolvimento econômico e social, minimizar os desequilíbrios regionais e fomentar a integração dos estados-membros com o Mercosul.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Dentinho é o novo reforço do Amazonas! 

O atacante Dentinho é o novo reforço do Amazonas para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador assinou com o clube...

Hospital da Mulher e da Criança recebe prêmio de “Hospital Amigo da Mulher”

A Unidade da Mulher e da Criança do Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mais conhecido como “Hospital da Mulher e da...

Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural leva a Mundo Novo consultas e exames gratuitos

O programa Saúde do Homem e da Mulher Rural chegou a sua 151ª edição no sábado (27), sendo realizado no município de Mundo Novo....

Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível

Em mais uma ação conjunta em prol da população e da eficiência dos gastos públicos, o BRB (Banco de Brasília), anunciou uma nova linha...