quinta-feira, 25/07/2024

Livro “Por Um Mundo Melhor” reúne poemas com mensagens de esperança

Obra será lançada na terça-feira (14) e representa a vitória da autora Ana Carla de Amorim por meio da educação e seu desejo por dias melhores.

A educação é transformadora, e a história da escritora Ana Carla de Amorim é mais uma que comprova isso. De família humilde, filha de nordestinos que foram para São Paulo e depois vieram para Mato Grosso do Sul em busca de melhores condições de trabalho, ela foi a primeira da família a concluir uma graduação – e agora a primeira a publicar um livro. Sua coletânea de poemas “Por Um Mundo Melhor” será lançada na terça-feira (14), a partir das 19h, na biblioteca do Senac Hub.

“Meus pais têm pouco estudo, minha mãe só assina o nome, mas sempre fui cercada por livros e eles sempre incentivaram a leitura em casa, acreditando que isso nos daria um futuro melhor. Sou formada em Pedagogia, fiz mestrado e agora estou realizando esse sonho de publicar um livro”, conta Ana Carla. “Meu gênero literário favorito é a poesia, cresci lendo Cecília Meireles, Clarice Lispector. Pensei em escrever um livro que seja de fácil compreensão, tanto para quem tem pouco estudo como para quem teve a oportunidade de estudar mais, como eu. Um livro para todos os públicos, toda a família”, completa.

O interesse pela poesia ressurgiu para a autora quando ela escreveu um poema sobre a tragédia de Brumadinho, que acabou sendo escolhido para integrar uma coletânea sobre o tema. Isso a incentivou a continuar escrevendo, e o livro é agora um compilado desses escritos. Os temas são variados, como amor, infância, cotidiano, feminismo, superação, mas o que permeia todos eles é também o que dá nome à obra: a esperança de dias melhores. Uma das poesias foi musicada, e no livro há um QR Code que permite ouvir a canção.

Ao perceber que o conteúdo se dividia em cinco grupos, a autora decidiu relacionar cada grupo temático a um dos cinco sentidos. Com o conteúdo pronto, Ana Carla teve a ideia de procurar várias pessoas que ela admirava, de diferentes lugares, para que contassem sua história, e essas histórias estão agora eternizadas no livro. “Ao todo, seis pessoas que não conheço pessoalmente contaram uma história. Meu convite foi: se você tivesse que contar uma história, qual seria? E assim acabei reunindo histórias inspiradoras e muito diferentes umas das outras”, explica a autora.

As histórias também integram o objetivo de que o livro passe uma mensagem de esperança de um mundo melhor, e que mostre como a literatura pode ser uma ponte entre as pessoas. “Se não tem diferença, não tem acréscimo, na discordância saudável há o respeito e a empatia pelo pensamento do outro. Vejo a literatura como uma ponte entre mundos diferentes, vidas e realidades diferentes”, detalha Ana. “Um mundo melhor não é aquele em que todo mundo vai ser feliz, um mundo cor-de-rosa, mas um mundo em que cada um entende como pode melhorar e evoluir na busca por esse objetivo”, finaliza.

Serviço: O livro “Por Um Mundo Melhor”, da escritora Ana Carla de Amorim, publicado pela Life Editora, será lançado na terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 19 horas, na biblioteca do Senac Hub Academy, que fica na Rua do Parque, nº 75 – Centro (em frente ao Horto Florestal). Entrada gratuita.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

TCE-MS fiscaliza aterro sanitário em Sidrolândia

Uma equipe da Divisão de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e Meio Ambiente (DFEAMA) do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul...

Japão desenvolve robô humanoide para manutenção de ferrovias.

Estar no Japão e ver um robô humanoide trabalhando como se um dos transformes fosse funcionário público não é uma cena de ficção, e...

Senador Nelsinho Trad acompanha início de pré-lançamentos de candidaturas pelo interior de MS

O presidente do PSD/MS, senador Nelsinho Trad, vem trabalhando pelo fortalecimento do partido no Estado. Em menos de duas semanas, já percorreu por seis...

Mapa confirma foco de monilíase em cacaueiro no Amazonas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou no dia 2 de julho a ocorrência de um novo foco de monilíase do cacaueiro em...