sábado, 7/09/2024

DOURADOS: 1º PAA Indígena de MS é lançado na Aldeia Jaguapiru no municipio

O 1º PAA (Programa de Aquisição de Alimentos Indígenas) de Mato Grosso do Sul foi lançado nesta quinta-feira (23), em uma solenidade realizada na quadra da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na Aldeia Jaguapiru. O PAA Indígena é uma das principais ações de fortalecimento da agricultura familiar, onde o Governo Federal compra alimentos diretamente dos produtores e os distribui para famílias em condições de vulnerabilidade alimentar. 

Em Dourados, o Governo Federal, por meio do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome)  disponibilizou R$ 2.307.966,38 milhões. Foram cadastrados 161 produtores indígenas no programa, que irão entregar as cestas com diversos alimentos de produtos da agricultura familiar para 829 famílias indígenas que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar, incluindo mais sete escolas municipais garantindo qualidade de merenda escolar aos alunos da reserva, que é a sexta maior população residente indígena do país, com um total de 13.473 mil.

A Prefeitura, por meio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura familiar) está dando o apoio logístico nas aldeias operacionalizando a adesão dos 161 agricultores, que foi feita através da Semagro (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais). 

“É um privilégio para nossa cidade ter a oportunidade de sediar o lançamento do PAA Indígena. O Governo Federal disponibilizou R$ 2,3 milhões porque esse é um trabalho que já deu certo, é o quarto PAA que estamos lançando, temos o PAA do leite,  e isso faz com nós tenhamos nohall e permita que o PAA Indígena de Dourados torne-se referência para o Brasil. E hoje entregaremos para as famílias das crianças, alunos da Escola Municipal Tengatuí 10 toneladas de alimentos e isso faz a diferença na vida das nossas crianças e das famílias”, ressaltou o prefeito Alan Guedes.  

Na solenidade estavam presentes a Presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, o vice-governador, José Carlos Barbosa, o Capitão da Aldeia Jaguapiru, Ramão Fernandes, o secretário municipal de Agricultura Familiar, Joaquim Soares, dentre outras autoridades. 

O PAA vai atender famílias nos 32 municípios do MS, sob coordenação da SEAF (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais), da SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação) do governo do estado de MS em parceria com AGRAER e prefeituras municipais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

STF avalia casamento retroativo para união estável

O STF está decidindo se é possível converter uma união estável em casamento com efeitos retroativos, com base no Recurso Extraordinário (ARE) 1405467. O...

Obras de contenção e telamento avançam na Penitenciária de Segurança Máxima da Capital

A Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) segue com as obras para reforçar a segurança no EPJFC...

Rose Modesto leva caso de fake news à polícia federal

Rose Modesto, candidata do União Brasil à Prefeitura de Campo Grande, denunciou à Polícia Federal uma rede de fake news contra ela. Ela ressaltou...

Pintor leva choque elétrico ficando preso no telhado do Jardim Centenário

Pintor sofre queimaduras graves e perde a sensação nas pernas após levar uma descarga elétrica na manhã de hoje (5) no Jardim Centenário em...