sábado, 7/09/2024

Iagro alerta sobre riscos na compra de mudas irregulares em MS

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) alerta os produtores rurais e a população geral sobre o perigo da compra de mudas irregulares, que podem trazer graves problemas aos pomares do Estado, principalmente os urbanos e domésticos em função da doença HLB, conhecida popularmente como greening.

Essa doença já provocou grandes prejuízos em outros lugares como na Flórida, nos Estados Unidos, assim como pomares dos estados de São Paulo e Paraná, que são os maiores produtores de laranja no país. Ela vem assolando plantações em diversos lugares do mundo.

Por esta razão a recomendação é para que sejam feitas as aquisições de mudas de qualidade e seja combatido a comercialização irregular, como é feita por ambulantes, que podem trazer riscos eminentes para os pomares do Estado. A doença nos citros (laranja, limão, lima, tangerinas e outras) não tem cura.

“A Iagro emite alerta fitossanitário sobre o risco de comprar e plantar mudas sem origem, clandestina ou de venda ambulante. Estas mudas não têm garantia de identidade, nem de qualidade para utilização em pomares domésticos ou comerciais. Elas representam um perigo sério para os pomares do Estado. Já que a presença da doença que não tem cura, conhecida como HLB ou greening, já causou estragos em outros lugares”, afirmou Glaucy Ortiz, gerente de inspeção e defesa sanitária vegetal da Iagro.

Para evitar estas contaminações, ela destacou que a recomendação é clara aos pequenos e médios produtores. “Adquira mudas de qualidade e evite irregular, principalmente de ambulantes, para não levar riscos aos nossos pomares. Produtores fiquem atentos, monitorem seus pomares e realizem o controle recomendado pelas autoridades”.

A citricultura no Mato Grosso do Sul tem ampliado sua importância e ajudado na diversificação da produção agrícola estadual. Atualmente tem no Estado 2 mil hectares de plantio de limão, laranja e tangerina, com projeção de ampliar em mais 1,8 mil (hectares), considerando as áreas de cultivo nas unidades de produção, que são cadastradas na Iagro.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Japão autoriza abacate hass do Brasil

O governo brasileiro celebrou a autorização do Japão para a exportação de abacates Hass. Essa nova oportunidade diversifica o mercado japonês e reforça o...

Digital: Governo de MS vai usar Inteligência Artificial para melhorar eficiência nas contratações públicas

A SAD (Secretaria de Estado de Administração) iniciou segunda-feira (2) o ciclo de formação em Inteligência Artificial aplicada aos processos de licitação do Estado...

STJD suspende Zé Rafael, Nestor e Sabino por Brigas no clássico Palmeiras x São Paulo

No clássico entre Palmeiras e São Paulo, Zé Rafael, Sabino e Rodrigo Nestor foram punidos por conduta violenta. Sabino recebeu cinco jogos de suspensão...

IBAMA treina militares para desafios na Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro

Em agosto, o IBAMA, em parceria com a Petrobras e o MMA, treinou 17 militares do Grupo Base para a Estação Antártica Comandante Ferraz....