sexta-feira, 24/05/2024

Iagro alerta sobre riscos na compra de mudas irregulares em MS

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) alerta os produtores rurais e a população geral sobre o perigo da compra de mudas irregulares, que podem trazer graves problemas aos pomares do Estado, principalmente os urbanos e domésticos em função da doença HLB, conhecida popularmente como greening.

Essa doença já provocou grandes prejuízos em outros lugares como na Flórida, nos Estados Unidos, assim como pomares dos estados de São Paulo e Paraná, que são os maiores produtores de laranja no país. Ela vem assolando plantações em diversos lugares do mundo.

Por esta razão a recomendação é para que sejam feitas as aquisições de mudas de qualidade e seja combatido a comercialização irregular, como é feita por ambulantes, que podem trazer riscos eminentes para os pomares do Estado. A doença nos citros (laranja, limão, lima, tangerinas e outras) não tem cura.

“A Iagro emite alerta fitossanitário sobre o risco de comprar e plantar mudas sem origem, clandestina ou de venda ambulante. Estas mudas não têm garantia de identidade, nem de qualidade para utilização em pomares domésticos ou comerciais. Elas representam um perigo sério para os pomares do Estado. Já que a presença da doença que não tem cura, conhecida como HLB ou greening, já causou estragos em outros lugares”, afirmou Glaucy Ortiz, gerente de inspeção e defesa sanitária vegetal da Iagro.

Para evitar estas contaminações, ela destacou que a recomendação é clara aos pequenos e médios produtores. “Adquira mudas de qualidade e evite irregular, principalmente de ambulantes, para não levar riscos aos nossos pomares. Produtores fiquem atentos, monitorem seus pomares e realizem o controle recomendado pelas autoridades”.

A citricultura no Mato Grosso do Sul tem ampliado sua importância e ajudado na diversificação da produção agrícola estadual. Atualmente tem no Estado 2 mil hectares de plantio de limão, laranja e tangerina, com projeção de ampliar em mais 1,8 mil (hectares), considerando as áreas de cultivo nas unidades de produção, que são cadastradas na Iagro.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Jardim inicia campanha Maio Furta-Cor de apoio à saúde mental materna

O mês de maio, em que se comemora o Dia das Mães, é uma época oportuna para se discutir causas maternas. Pensando nisso, a...

MUNDO NOVO: Prefeito apresenta documento e garante continuidade da construção da Praça do Itaipu e duas pontes.

O prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, está cumprindo agenda na capital do estado nesta segunda-feira (20) e garantiu três importantes obras para o...

ELDORADO: Investindo no futuro do municipio.

Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento integral de nossa cidade, investindo em esporte, lazer, turismo, educação e assistência social. Com iniciativas sólidas e focadas,...

Do sonho de trabalhar com a piscicultura à 9 tanques de peixes, produtores de Costa Rica agora sonham com frigorífico

Casa cheia de amor! É assim que Dinamar e Adão se sentem realizados em um sítio na região de Costa Rica. Com a produção...