sábado, 7/09/2024

Escolas cívico-militares não serão ampliadas em Mato Grosso do Sul em 2024

Escolas cívico-militares não serão ampliadas em Mato Grosso do Sul em 2024
Quatro escolas estaduais e cinco municipais no interior de MS têm gestão militarizada.

Com o encerramento do Pecim (Programa de Escolas Cívico-Militares) após decisão do governo Lula (PT) em julho de 2023, alguns estados como São Paulo, Goiás e Minas Gerais decidiram expandir a educação básica militarizada por conta própria. Em Mato Grosso do Sul, no entanto, o programa deve permanecer como está e, segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação), não há previsão de expansão.

O Pecim foi criado em 2019 por um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro e propõe administração compartilhada entre instituições militares e civis. Mato Grosso do Sul tem quatro escolas cívico-militares, duas em Campo Grande, uma em Anastácio e outra em Maracaju.

Governadores de outros estados como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO) e Romeu Zema (Novo-MG) produziram projetos próprios para dar sequência ao projeto.

Cenário em Mato Grosso do Sul
De acordo com a SED, Mato Grosso do Sul conta com quatro escolas estaduais inseridas no Programa Cívico-Militar: a Marçal de Souza Tupã-Y (Campo Grande) e Maria Corrêa Dias (Anastácio) com parceria com a Polícia Militar; e a Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Campo Grande) e Coronel Lima de Figueiredo (Maracaju), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.

Na Rede Municipal de Ensino, nenhuma das 205 unidades de Campo Grande faz parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Já no interior, cinco escolas seguem o modelo militarizado de gestão: a José de Souza Damy em Corumbá, Polo Aurelino Ataíde de Brito em Rio Verde, Professor Adenocre Alexandre de Morais em Costa Rica, Cláudio de Oliveira em Porto Murtinho e Major Alberto Rodrigues da Costa em Jardim.

Panorama Nacional
Até ser encerrado, o programa contou com 208 escolas cívico-militares cadastradas no MEC (Ministério da Educação), o equivalente a 0,1% do total das escolas públicas brasileiras. As unidades atendem cerca de 192 mil estudantes nos 23 estados e no Distrito Federal. Santa Catarina lidera o ranking com 21 escolas, seguida do Rio Grande do Sul com 17, Minas Gerais com 15, e Paraná e São Paulo empatados com 12.

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Bioparque Pantanal vai celebrar o feriado de Independência em horário especial

O Bioparque Pantanal vai celebrar o feriado de Independência do Brasil em horário especial. No próximo sábado, 7 de setembro, o maior complexo de...

Ladrão apanha de moradores ao tentar roubar fios no Aero Rancho

Na quinta-feira (5), Frank, de 31 anos, foi preso em flagrante pós tentar furtar fiação elétrica no Jardim Aero Rancho em Campo Grande. Populares...

Deputado Zé Teixeira lamenta morte de pioneiro da radiodifusão

O deputado Zé Teixeira (PSDB) lamentou o falecimento do ex-diretor das rádios Caiuás e Clube de Dourados Waldemar Dorta (82) por complicações cardíacas. Teixeira...

Pintor leva choque elétrico ficando preso no telhado do Jardim Centenário

Pintor sofre queimaduras graves e perde a sensação nas pernas após levar uma descarga elétrica na manhã de hoje (5) no Jardim Centenário em...