quarta-feira, 1/05/2024

Caarapó terá vacinação contra gripe no próximo sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó prepara para o próximo sábado (20) uma grande mobilização para imunizar a população contra gripe. O Dia D, como está sendo chamado, terá vacinação em todas as unidades de saúde da sede do município e dos distritos de Cristalina e Nova América, das 7h às 13h. Também haverá vacinação no PAM e no atacadista Leve Max, entre as 13h e as 19h.

Integram o público alvo da vacinação Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após a saída da placenta —fato que ocorre quando a mulher dá à luz— e dura de 40 a 45 dias), trabalhadores em saúde do setor público e privado, professores e pessoas com comorbidades – (Comorbidade é toda doença, condição ou estado físico e mentalque, em razão da gravidade, pode potencializar os riscos à saúde caso o portador venha a se infectar com algum agente patogênico).

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, é necessário apresentar, no ato da imunização, a carteirinha de vacinação, o CPF ou o cartão SUS.

A vacinação contra a gripe é uma importante estratégia de saúde pública para proteger a população, principalmente grupos mais vulneráveis, durante a temporada de influenza. De acordo com especialistas, imunizar a população é essencial para reduzir os impactos causados pelo vírus no sistema de saúde e na sociedade.

Pesquisas apontam que a vacina, quando aplicada em grupos prioritários como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, diminui em até 60% os casos graves da doença nessas populações. Isso evita internações hospitalares e óbitos.

Além disso, quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor a probabilidade de surtos e epidemias, protegendo a população como um todo. Isso porque a vacina reduz o número de indivíduos suscetíveis ao vírus influenza.

Outro benefício é a manutenção das atividades sociais e econômicas. Com menos pessoas adoecendo gravemente a ponto de faltar ao trabalho ou aulas, há menor impacto na rotina da sociedade.

Diante disso, especialistas reforçam a importância de a população, principalmente grupos prioritários, buscarem os postos de saúde para se vacinar contra a gripe. A medida é essencial para proteger a saúde individual e coletiva durante a temporada de influenza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Palmeiras vence Independiente del Valle com virada no último lance

Verdão é o time da Série A com mais viradas desde a chegada de Abel Ferreira. Cabeça fria, coração quente. Após um primeiro tempo...

Veículo pega fogo no meio da rua em MS

Uma Saveiro de cor Branca é destruída após pegar fogo no meio da rua no Novo Aeroporto em Três Lagoas. Os Bombeiros foram acionados...

No coração do Pantanal, Agraer leva serviços básicos de Ater ao Povo Guató

Créditos: Equipe Expedição/Agraer Durante praticamente uma semana de trabalho incansável, de 24 a 30 de abril, a equipe da Agraer navegou pelo rio Paraguai e...

Temperaturas acima da média e tempo seco hoje (30)

Para esta terça-feira (30), a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica tempo firme, com sol e pouca nebulosidade....