sábado, 7/09/2024

JARDIM: Sanesul amplia área de cobertura do esgoto no municipio

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) vai investir R$ 6,1 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Jardim, no Sudoeste do Estado.

As obras irão aumentar significativamente o índice de atendimento à população local com coleta e tratamento de esgoto.

Jardim é uma das 68 cidades atendidas pela Sanesul e conta atualmente com 43% da área de cobertura do esgoto, índice que será praticamente dobrado a partir dos novos investimentos, conforme prevê o plano de investimento.

A ordem de serviço para o início da obra foi assinada no dia 1º deste mês pelo diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da companhia, Leopoldo do Espírito Santo.

O conjunto da obra inclui a execução de 14.412,88 metros de rede coletora de esgoto, 992 ligações domiciliares e melhorias nas estações elevatórias de esgoto bruto C e Major Costa.

A previsão é que a obra esteja concluída num prazo de 18 meses, conforme prevê o contrato assinado entre a Sanesul e a empreiteira.

De acordo com Renato Marcílio, obras de esgoto se traduzem em benefícios para os municípios e para o meio ambiente, porque promovem melhorias ambientais, afastam riscos de doenças e trazem conforto para os moradores.

Além disso, acrescenta Renato Marcílio, a implantação e a ampliação dos sistemas de coleta do esgoto permitem a possibilidade de verticalização das cidades.

“Entre outros benefícios, esses investimentos que a Sanesul está fazendo nas cidades onde opera aumentam os indicadores de saneamento e saúde”, destaca o dirigente.

Para a diretoria da Sanesul, o tratamento de esgoto traz benefícios diretos aos moradores, como a erradicação de doenças, o controle da proliferação de vetores, a melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a consequente valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.

Universalização

Com mais esse investimento em Jardim, o governo de Mato Grosso do Sul dá um importante passo na direção das metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Atualmente, o Estado conta com mais de 62% da área de cobertura do esgoto e o desejo do governador Eduardo Riedel é que Mato Grosso do Sul se antecipe ao prazo fixado pela legislação e atinja a universalização do esgotamento sanitário antes de 2033. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

PRF e Bombeiros salvam idoso após colisão de barco no Pantanal

A PRF e os Bombeiros realizaram um resgate aéreo de um idoso de 70 anos após um acidente com uma embarcação no Pantanal. A...

Governo de SP une forças com iniciativa privada no combate às queimadas

O Governo de São Paulo está ampliando a luta contra as queimadas com o apoio do setor privado. Empresas dos setores de açúcar, energia,...

Primeiro leilão de setembro do Detran-MS tem Golf Highline 2014 com lance inicial de R$ 8 mil 

Quem sempre quis um Volkswagen Golf Highline para chamar de seu, essa é a hora! O primeiro leilão de setembro do Detran-MS (Departamento Estadual...

Lançamento da caminhada ‘Passos pela Vida’ reúne parceiros para conscientizar sobre doação de órgãos

O lançamento oficial da 1º caminhada “ Passos pela Vida – Juntos pela Doação de Órgãos e Córneas”, realizado na quarta-feira (4) na CET/MS...