sexta-feira, 17/05/2024

Principais doenças do bezerro na pecuária leiteira

Todos os profissionais da pecuária leiteira sabem da importância dos cuidados com a criação dos bezerros. Neste período de vida do animal, após o seu nascimento, pode haver uma maior incidência de doenças por conta da baixa imunidade. Os bezerros recém-nascidos ou aqueles que não adquiriram ou que possuem uma imunidade muito frágil são mais propensos a essas doenças.

DIARREIA

Doença causada por vários agentes infecciosos (bactérias, vírus, infecção por protozoários) podendo ser resultado da combinação de ambiente inadequado, imunidade baixa dos animais e contato com agentes infecciosos, causa grandes prejuízos e apresenta alta taxa de mortalidade.

SINTOMAS

Fezes pastosas com desidratação intensa, rabo levantado, cólicas, boca e focinho secos. A manutenção de um ambiente limpo e higiênico, fornecimento correto do colostro e evitar a superlotação de bezerros ajudam a evitar a doença.

PNEUMONIA

Doença multifatorial, causada pela interação de um ou mais microrganismos com condições estressantes. As manifestações podem variar desde subclínicas a agudas e fatais. A maior parte dos quadros de pneumonia ocorre entre 6 a 8 semanas de idade com a presença de febre alta, fraqueza, secreções catarrais, temperatura retal acima de 41°C, dificuldade respiratória e diarreia.

TRISTEZA PARASITÁRIA BOVINA

É uma doença transmitida pelo carrapato ou insetos hematófagos. Animais com baixa resistência, como os bezerros nos primeiros dias ou meses de vida, possuem maior vulnerabilidade à tristeza parasitária. Os sintomas são febre e anemia, urina escura parecida com sangue, respiração ofegante e desidratação, podendo levar o animal à morte.

ONFALOFLEBITE

É um processo inflamatório da veia umbilical, causada pela cura inadequada do umbigo. A infecção provoca a onfalite que impede a cicatrização e o canal do umbigo permanece aberto, facilitando a entrada de microrganismos. Sintomas, aumento do umbigo e dores abdominais. A evolução do quadro gera hepatite, peritonite ou abscesso hepático. Quadro que pode ser facilmente evitado fazendo a correta cura do umbigo e realizando a desinfecção com produtos recomendados, como o iodo. Fica a dica!

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

PARANAÍBA: CRAS América recebe palestra em alusão ao “Maio Laranja”.

Nesta terça-feira, 14, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, representada...

Vereador Ronilço Guerreiro faz doação de centenas de gibis para as crianças que estão nos abrigos no Rio Grande do Sul

Conhecido como vereador dos livros, Ronilço Guerreiro enviou para os abrigos do Rio Grande do Sul mais de 500 gibis. O Estado tem sofrido...

Quadrilha de falsificadores é presa em Rio Negro.

Quadrilha de falsificadores é presa em Rio Negro. Os criminosos aproveitaram o aniversário da cidade para trocar as notas falsas no comércio local. Eles...

Segunda-feira tem manhã mais fresca e tarde amena

Esta segunda-feira (13), a previsão indica mudanças no tempo, com a aproximação e o avanço de uma frente fria.  Com exceção das regiões Norte e...