domingo, 19/05/2024

Eficiência hospitalar é tema de auditoria do TCE-MS

O Tribunal Pleno do TCE-MS aprovou por unanimidade, na sessão realizada no dia 17 de abril de 2024, o Relatório de Auditoria da Divisão de Fiscalização de Saúde, sobre a verificação da eficiência hospitalar da Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande. A fiscalização foi parte do Projeto Eficiência Hospitalar, realizado em parceria com o Tribunal de Contas da União e outros Tribunais de Contas do Brasil.

O principal objetivo do Projeto Eficiência Hospitalar é estabelecer cooperação técnica para fiscalização e aperfeiçoamento do ciclo de implementação de políticas públicas descentralizadas no Brasil.

A partir do segundo semestre de 2022, até o final do ano de 2023, foram previstas 52 auditorias, sendo 27 delas programadas pela AudSUS (uma em cada unidade da Federação), 17 por Tribunais de Contas estaduais, 4 por Tribunais de Contas de municípios, 3 por controladorias/auditorias-gerais de estados e 1 por secretaria estadual de saúde.

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul fez a seleção de duas unidades para aplicação do método proposto. Considerando sua importância estratégica para o nosso Estado, a Associação de Amparo à Maternidade e à Infância – Maternidade Cândido Mariano foi a primeira entidade escolhida.

A auditoria teve como objetivo identificar e tratar desperdícios que comprometam a entrega de valor à população, sob a ótica do controle externo, na gestão da Maternidade Cândido Mariano. Foram identificados gargalos, oportunidades de melhoria e boas práticas. Ao final, a auditoria concluiu que uma melhor gestão dos leitos poderá diminuir o tempo médio de permanência dos pacientes, diminuindo problemas de superlotação.  Com um melhor giro dos leitos a capacidade de receber novos pacientes será impactada positivamente, sem aumento dos custos operacionais.

                O chefe da Divisão de Fiscalização de Saúde, Haroldo Oliveira de Souza ressalta que a Maternidade Cândido Mariano não é uma entidade ineficiente. “Pelo contrário, foi utilizada uma metodologia para selecionar os hospitais do Estado de Mato Grosso do Sul com maior e menor eficiência. Nessa seleção a Maternidade Cândido Mariano foi apontada como uma das mais eficientes. Nesse sentido, essa auditoria não tinha a pretensão de promover um choque de gestão na entidade, apenas apontar oportunidades de melhorias e levantar boas práticas de gestão que mereçam ser replicadas por outras unidades, aperfeiçoando assim a administração pública”.

Segundo o coordenador da fiscalização, o auditor Luiz Gustavo Favilla de Almeida, “o trabalho foi muito proveitoso pois foi possível entender melhor o funcionamento da unidade e identificar pontos de melhoria na gestão. Agora os resultados e o conhecimento gerado por esse trabalho serão incorporados ao projeto, por meio da divulgação de seus resultados, da identificação de problemas e ineficiências em comum, bem como das eventuais boas práticas encontradas”.

Haroldo Oliveira de Souza acrescentou que “a troca de experiência com os demais Tribunais de Contas do Brasil, em especial o TCU, é muito importante para o desenvolvimento profissional dos nossos quadros e trabalhos como esse, com foco na eficiência e na boa gestão dos recursos públicos, têm a possibilidade de transformar a realidade e trazer benefícios objetivos para a população usuária dos serviços”. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Em bairros da Capital, vereador Otávio Trad participa de eventos e conversa com moradores

Com o objetivo de ouvir as demandas da população, o vereador Otávio Trad participou de uma série de eventos e reuniões em bairros da...

Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 áreas

Para atuar de maneira eficiente e garantir resposta rápida em caso de incêndios florestais na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, o...

Prefeitura institui Plano de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Prefeitura de Campo Grande instituiu o Plano de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este plano, desenvolvido em colaboração com...

Moradores festejam licitação para mais uma etapa de pavimentação de ruas no Jardim Tarumã

Os moradores do Jardim Tarumã estão contentes com o início do processo licitatório para execução da Etapa B do projeto de drenagem e pavimentação...