domingo, 28/04/2024

Alerta: promessa de CNH sem aulas, exames e nem provas é golpe com entrega de documento falso

Mensagens enviadas via Whatsapp, com sugestão de que para conseguir sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não precisa de aulas, nem exames ou provas, estão circulando por aí. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) alerta a população que essa prática não existe.

Na terça-feira, 23 de janeiro, um homem foi a sede do Detran pois não estava conseguindo renovar a sua CNH. Durante o atendimento, o servidor constatou que não havia informações do condutor no sistema.  

Com isso, foi constatado que o cidadão nunca havia tirado a habilitação e apresentou um documento falso ao órgão. O homem foi encaminhado à Delegacia de Trânsito, sendo autuada em flagrante e encaminhada à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), passando, inclusive, por audiência de custódia.

Para o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando dos Santos, não existe nenhuma possibilidade de alguém conseguir uma CNH se fazer aulas ou provas.

“A pessoa que está querendo tirar a sua CNH tem que entender que não vai conseguir tirar se não fizer as aulas teóricas e práticas e nem os exames e provas. A pessoa que está lhe oferecendo facilidade, ou ela está te dando um golpe e não vai entregar documento algum a você, ou ela vai te entregar um documento falso, o que incorre em crime não apenas para quem expediu, mas para quem anda com ele também”.

Crime de uso de documento falso

O delegado titular da Delegacia de Trânsito, Carlos Eduardo Trevelin Millan, falou das previsões criminais que ocorrem nesse caso.

“No caso do Uso de Documento Falso, a previsão é de 2 a 6 anos de prisão. E a dica é, o interessado em ter a CNH deve procurar uma autoescola credenciada e cumprir os trâmites legais. Caso a pessoa desconfie de alguma coisa, procure o órgão de trânsito ou comunique a Polícia o que está acontecendo. O ideal é sempre desconfiar da facilidade”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Rinaldo confere recursos destinados para bairro Parati em Campo Grande

O deputado estadual, Professor Rinaldo Modesto (PODEMOS/MS), visitou em Campo Grande, as dependências da Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos, que recentemente teve emenda...

Câmara dá resposta ao STF e avança em pauta armamentista

A melhor semana em muito tempo no Congresso Nacional para a pauta armamentista, é como define esse final de Abril, pelo deputado federal Marcos...

Jateí valoriza trabalhadores, antecipa folha de pagamento e reposição da inflação no salário

O prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (na foto com a vice-prefeita Cileide), do PSDB, tem uma determinação que é elogiada pelos trabalhadores da Prefeitura,...

Prefeitura antecipa pagamento de abril e servidor passará Dia do Trabalhador com salário na conta

A Prefeitura de Campo Grande informa a antecipação do salário dos servidores públicos municipais, referente ao mês de abril de 2024. Os valores estarão disponíveis...