domingo, 16/06/2024

Aparecida do Taboado está emitindo o novo RG (Carteira de Identidade Nacional)

O novo sistema de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o tradicional Registro Geral (RG), começou a ser emitido em Aparecida do Taboado. Este serviço agora está integralmente disponível para toda a população, representando um avanço significativo.

Entre as inovações notáveis, destaca-se que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) possui um número único de identificação em todo o país. Além disso, adota o código internacional MRZ (Machine Readable Zone), utilizado em passaportes, reduzindo consideravelmente as chances de golpes e fraudes.

Outras características distintivas do novo documento incluem a incorporação de informações relevantes, como nome social, tipo sanguíneo, dados sobre condições de saúde, número da carteira de trabalho, PIS e Pasep. A obtenção da nova CIN requer consultas à Receita Federal e ao Ministério da Justiça, sendo que o número de inscrição no CPF se torna o novo registro geral da CIN, necessitando que o CPF esteja regularizado para a emissão do novo RG.

O prazo de validade da CIN varia de acordo com a faixa etária, sendo de 5 anos para idades de 0 a 12 anos, 10 anos para idades de 12 a 60 anos, e indeterminada para aqueles com 60 anos ou mais.

Esta conquista representa um avanço significativo para a população, garantindo maior segurança e dificultando práticas fraudulentas, além de unir, na versão virtual do documento, vários outros documentos importantes.

Para solicitar o novo RG, o procedimento continua sendo realizado online através do agendamento no seguinte link: http://servicos.sejusp.ms.gov.br. Os documentos obrigatórios incluem CPF regularizado, Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento (para solteiros), foto 3×4 atualizada em fundo branco. enquanto documentos opcionais podem incluir Certidão de Naturalização (para estrangeiros naturalizados), NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor, entre outros que podem ser conferidos na imagem, que ficarão disponíveis na versão virtual do documento.

Após o agendamento, é necessário comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, nº 2065, próximo ao Fórum, munido de todos os documentos mencionados, na data e horário previamente agendados.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Deputado Junior Mochi apresenta indicações para atender o município de Coxim

Durante a sessão plenária desta terça feira (11), o deputado estadual Junior Mochi apresentou duas relevantes indicações que beneficiará o munícipio de coxim. As...

Traficante é preso com mais de 1.700 pinos de cocaína no Coophavilla II

Traficante é preso com mais de 1.700 pinos de cocaína e cerca de 200 papelotes de skunk Coophavilla II, em Campo Grande. Na "boca...

Coronel David solicita ampliação do atendimento de recém-nascidos na UTI neonatal da Maternidade Cândido Mariano

Em um movimento voltado para a melhoria da saúde de recém-nascidos, o deputado estadual Coronel David (PL) apresentou nesta quarta-feira (12), uma indicação solicitando...

Assembleia Legislativa reforça Campanha Ponto Final para o Feminicídio

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro (PP), confirmou nesta quarta-feira (12) o apoio e participação à...