quinta-feira, 23/05/2024

AQUIDAUANA: Em parceria com Hospital Albert Einstein, atende mais de 250 pacientes

Você já se imaginou há uns 5 ou 10 anos atrás ser atendido aqui de Aquidauana por um médico do Hospital Albert Einstein e ainda via internet? Sim, isso já é possível e tem trazido excelentes resultados para os pacientes.

O município de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao “Projeto Assistência Médica Especializada por meio de Telemedicina”, do Governo Federal, via Ministério da Saúde e tem a parceria com o Hospital Albert Einstein e Secretaria de Estado de Saúde de MS.

O objetivo do projeto é ofertar assistência médica especializada por meio de Telemedicina, com vistas à melhoria da qualidade do cuidado, satisfação do usuário, redução do número de transferências de pacientes entre as cidades, redução dos custos e do tempo de espera por consultas especializadas. O projeto também auxilia na melhor alocação de recursos da saúde e acontece nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil por meio da Telemedicina.

Em Aquidauana, a SESAU aderiu à Telemedicina, que na prática oferece aos pacientes as teleconsultas entre o médico especialista do Hospital Albert Einstein e o médico local da Estratégia de Saúde da Família (ESF). As consultas, em Aquidauana, tiveram início no segundo semestre de 2023, logo, de julho a dezembro mais de 250 pacientes aquidauanenses usufruíram desse serviço.

Neurologia pediátrica, neurologia clínica adulto, psiquiatria clínica, cardiologia clínica, pneumologia clínica, endocrinologia clínica e reumatologia clínica foram as especialidades que tiveram teleconsultas ofertadas nesses 06 meses de 2023, em Aquidauana.

Como destacou a secretária de Saúde, Patrícia Panachuki, essas especialidades havia demanda reprimida, ou seja, dezenas de pacientes aguardavam para serem consultados com esses especialistas.

Importante destacar que, o paciente para receber o atendimento da assistência médica especializada via teleconsulta, precisa passar por consulta médica na sua ESF e, assim, se necessário, após diagnóstico do médico local, ele dará o encaminhado para a telemedicina com os médicos do Hospital Albert Einstein. Tudo é feito gratuitamente para os pacientes e, em Aquidauana, a sala de teleconsulta funciona na sede da Equipe Multidisciplinar.

“Na prática, a telemedicina segue os mesmos objetivos de uma consulta médica tradicional e presencial. No entanto, pode ser realizada à distância através da internet e, assim, conseguimos agilizar um atendimento que antes só era feito Campo Grande. Fica bom para o município e, claro, melhor ainda para o paciente que não precisa se deslocar da cidade”, explicou a secretária Patrícia Panachuki.

Lembrando que a Teleinterconsulta é a modalidade da telemedicina que estabelece um processo de comunicação entre dois profissionais de saúde, em que se permite a troca de informações entre ambos, para tratar do mesmo paciente, para auxílio no diagnóstico ou na terapia de um agravo de saúde.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

 Henrique de Medeiros lança novo livro “Nadas em Busca dos Tudos”

Na segunda-feira, dia 20 de maio, será a noite de autógrafos do novo livro do escritor Henrique de Medeiros - atual presidente da Academia...

Autorizado pelo Governo Federal pesquisa para Mineração em Bonito.

Governo Federal autoriza pesquisa para Mineração em Bonito. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) autorizou a realização de uma pesquisa...

DEPCA prende autor de estupro de vulnerável em Bonito

A DEPCA durante a Operação Caminhos Seguros 2024, com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes prendeu um homem 31 anos...

Deputado Estadual Junior Mochi solicita informações sobre relicitação da BR-163

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (22), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) encaminhou uma indicação ao Ministro de Estado dos Transportes, Senhor José...