sexta-feira, 26/07/2024

AQUIDAUANA: Prefeitura e Governo de MS irão reformar e ampliar espaço de Feira Indígena

Uma das ações de políticas públicas de atendimento às comunidades indígenas de Aquidauana, projetadas pelo prefeito Odilon Ribeiro e que, desde de ano passado vem sendo trabalhada, é o projeto de reforma da tradicional Feira Indígena da Estevão.

O prefeito Odilon junto com sua equipe de gestão vem trabalhando no projeto e na busca de recursos e parcerias para realizar a obra de reforma, no intuito de valorizar e fomentar a agricultura indígena e a geração de renda.

Nesse sentido, na tarde desta terça-feira (08), o prefeito Odilon Ribeiro recebeu a equipe técnica da SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Neste primeiro momento, foram pontuados tópicos importantes para celebrar um convênio para a reforma e ampliação da Feira Indígena, localizada na Estevão Alves Correa, próximo à Rodoviária de Aquidauana.

Diariamente, nesse espaço, os indígenas, em sua maior parte, mulheres trabalham comercializando produtos da agricultura familiar indígena, produzidos nas aldeias de Aquidauana.

O prefeito Odilon Ribeiro determinou à Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas que elaborasse o estudo técnico e projeto de reforma e ampliação da Feira Indígena. O projeto está pronto e a obra orçada em aproximadamente R$ 1 milhão de reais e será encaminhado para o Governo do Estado e SEMADESC para proceder com a análise e formalizar o convênio.

“Ficamos felizes em saber que o Governo do Estado, o governador Eduardo Riedel e a diretoria da SEMADESC sinalizaram positivamente para conhecer o projeto e nos auxiliar na reforma. Essa obra vem beneficiar a nossa comunidade indígena que trabalha ali diariamente, em especial, as mulheres que ficam ali embalando e vendendo seus produtos. Ali é um lugar muito frequentado pela população, porque sabem da qualidade e origem dos hortifrutis vendidos e queremos deixar aquele espaço bonito e mais organizado”, explicou o prefeito Odilon Ribeiro.

O prefeito Odilon afirmou ainda que, a reforma e ampliação trarão mais dignidade para as mulheres indígenas que se deslocam de suas aldeias para ofertarem seus produtos, além de tornar o ambiente mais atrativo comercialmente e, ainda, garantir mais segurança e comodidade às trabalhadoras.

Participaram da reunião com o prefeito Odilon, o secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas – Ronaldo Ângelo, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Produção – José Carlos Prado, o coordenador de Cooperativismo, de crédito e acesso aos mercados, da SEMADESC – Éder Milton Vasques e Dionedison Demecio Candido – coordenador de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, da SEMADESC.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Com apoio do Governo de MS, Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

De maneira inédita, um idoso de 60 anos foi o primeiro paciente a receber um transplante de fígado em Mato Grosso do Sul pelo...

MS Supera: programa do Governo do Estado divulga resultado final da fase C e abre seleção da fase D

O programa MS Supera divulgou nesta sexta-feira (26) o resultado de mais uma etapa do ano. Nessa fase foram 420 habilitados, número quase três...

Incêndio toma conta da aldeia Água Bonita no Tarsila do Amaral

Incêndio toma conta da aldeia Água Bonita, na região do Tarsila do Amaral hoje (26) em Campo Grande. Os moradores estão preocupados pois as...

Sargento Betânia, pré-candidata a vereadora visita a redação de “Boca do Povo”

Na última quinta-feira (25), a Sargento Betânia Kelly Rodrigues, pré-candidata a vereadora nas eleições de 2024, que em 2022 participava do quadro Policial na...