sábado, 27/07/2024

Assistência Técnica e Gerencial auxilia detentos que trabalham na “Horta da Esperança”

Projeto é realizado no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira por meio de parceria entre Senar/MS, poder judiciário e Agepen.

Implantada em maio de 2023, a ‘Horta da Esperança’ auxilia detentos na conscientização, redução da pena e ressocialização. O projeto é uma parceria entre o poder judiciário, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e o Senar Mato Grosso do Sul, por meio da Assistência Técnica e Gerencial aos reclusos que trabalham no local.

De acordo com o supervisor de campo da ATeG Horticultura, Thiago Escobar, o papel do Senar é dar suporte para aumento da produção e qualidade dos alimentos. “A sustentabilidade é trabalhada por meio da rotação de culturas, cobertura do solo, uso correto de defensivos agrícolas para melhorar os resultados da horta”, afirma.

O técnico de campo e engenheiro agrônomo, Welligton Valadão, pontua que mais de 20 culturas são produzidas. “Na prática, eu atuo desde o início da implementação do projeto, desde o planejamento, organização das culturas, o que seria plantado e como, o escalonamento das culturas e inserção das tecnologias. Após essa fase, eu passei a realizar duas visitas mensais para orientar os internos e agentes penitenciários que auxiliam os mantenedores da horta”, detalha.

“Eu moro em um sítio e mexer com a natureza traz mais energia para mim. Quando eu convivo com as plantas fortalece meu espírito. Plantar e colher me ajuda cada dia mais a sobreviver. Se eu entrei fraco aqui eu vou sair mais forte, com uma profissão que eu possa atuar, trabalhar, produzir e procurar fazer o certo a partir de agora”, explica um dos internos.

“Eu quis trabalhar na horta para não precisar ir para a rua, então já estamos ‘dentro do serviço’, e porque aqui é um bom lugar para se estar. Eu não tinha experiência com a horta, então eu observava os outros e aprendia. Aprendi a plantar, colher, mexer com a terra e adubar. A minha parte favorita é plantar, porque é legal ver ela crescer e se desenvolver”, relata outro detento.

O diretor do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, Adiel Barbosa, afirma que a horta auxilia a sociedade por meio de doações para escolas e hospitais. “Além disso, também realizamos a venda das mercadorias para as empresas que nos fornecem alimentos”.

Em 2023 foram produzidas 25 toneladas de alimentos no local, sendo 20% doadas e 80% vendidas para fornecedores da unidade.

O Senar Mato Grosso do Sul, por meio da Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura, presta atendimento ao projeto ‘Horta da Esperança’ no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Sancionada lei que autoriza criação da Agência de Promoção de Investimentos de MS

Mato Grosso do Sul terá uma agência para potencializar o desenvolvimento sustentável. O governador Eduardo Riedel sancionou a Lei 6.285, que autoriza o Poder...

Início de operação da fábrica de Ribas do Rio Pardo é vitória para concretizar MS como o Vale da Celulose

A Suzano iniciou no domingo (21), às 20h15 (horário de Mato Grosso do Sul), as operações da maior linha única de produção de celulose...

Homem encontra ‘dedo com unha pintada’ em feijoada.

Um homem filmou o momento em que foi surpreendido ao dar de cara com um "dedo com a unha pintada" em sua feijoada. No...

As Dez Mais

Quinta, 25 de julho de 2024. Hoje é dia de S. Cristóvão “Padroeiro dos Motoristas”. Como diz o deputado federal e filósofo Wander Loubet, do PT: “Não...