segunda-feira, 20/05/2024

Boletim Epidemiológico: MS registra 5.049 casos confirmados de dengue em 2024

Mato Grosso do Sul já registrou 13.285 casos prováveis de dengue, sendo 5.049 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 14ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (11). Segundo o documento, 12 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 11 estão em investigação.

Conforme registros do período, Coronel Sapucaia lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Juti, Laguna Carapã, Antônio João, Mundo Novo, Paraíso das Águas, Selvíria, Naviraí, Itaquiraí e Jardim.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, cinco delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 36.408 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.344 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.859 casos prováveis, sendo 283 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 13 e semana epidemiológica 14, Juti apresenta alta incidência da doença, seguido por Antônio João, Paraíso das Águas e Jardim.

Evite a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure a unidade de saúde do seu município.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Fundect prorroga prazo para submissão de propostas ao edital ‘Mudanças Climáticas’

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), vinculada à Semadesc (Secretaria de...

Case de sucesso na suinocultura, programa Leitão Vida repassou R$ 59 milhões aos produtores de MS

O programa Leitão Vida, uma das políticas públicas de desenvolvimento sustentável do Governo do Estado, conduzido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência,...

Brasil vai exportar carne suína para o Butão

O Governo Brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo do Butão, da aprovação sanitária para a exportação de carne suína do Brasil para...

Tony Ramos é submetido a uma cirurgia no cérebro

Com sangramento no cérebro, Tony Ramos (75) foi submetido a uma cirurgia pra drenar um hematoma sbdural no Hospital Samaritano em Botafogo/Zona Sul do...